BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

25 deputados da Bahia votaram a favor das doações de empresas

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (27/5), uma emenda à PEC 182/07 da Reforma Política, permitindo o financiamento privado de campanhas com doações de pessoas físicas e jurídicas para os partidos políticos. A decisão tem sido considerada uma manobra à proibição do financiamento empresarial, já apreciada, porque, embora as empresas não possam doar diretamente para candidatos, os partidos poderão fazer os repasses.

 

A maioria da bancada da Bahia na Casa votou a favor – dos 39 parlamentares baianos, 25 concordaram com a manutenção do financiamento empresarial, que teve, no total, 330 votos contra 141. Os partidos apoiadores da proposta que mais se destacaram foram o PSDB, o DEM, o PSD e o PP (abaixo, a lista completa de parlamentares do estado que votaram pelas doações de empresas).

 

Os deputados federais do PCdoB na Bahia – Alice Portugal, Daniel Almeida e Davidson Magalhães – foram unânimes no voto contrário e lamentaram a decisão, tida por eles como um retrocesso. A matéria ainda será apreciada em um segundo turno e, depois, seguir para o Senado, mas Daniel Almeida não acredita que os senadores tenham um posicionamento diferente.

 

“Passando aqui na Câmara, acho que tem grandes chances de a proposta seja aprovada. Não acredito que o Senado tenha um perfil progressista em relação a esses temas mais polêmicos”, defendeu o deputado. Leia o posicionamento de cada um dos deputados do PCdoB-Ba em relação à constitucionalização do financiamento empresarial de campanhas:

 

Daniel Almeida: É um golpe produzido pelo presidente, que conseguiu a maioria para a aprovação, o que revela esse perfil conservador da Câmara. Isso vai na contramão dos anseios do nosso povo. Corrupção e financiamento empresarial de campanhas caminha juntos. 

 

Davidson Magalhães: [A decisão] Significa a continuação da influência do poder econômico no processo eleitoral brasileiro. Deu-se as costas para os anseios da sociedade. É uma derrota para os setores progressistas, que buscavam reduzir essa interferência do poder econômico para tornar o processo mais democrático.

 

Alice Portugal (pelo facebook): Voto contra [a proposta] porque empresa não vota, quem vota são as pessoas. Essa contribuição é um atrativo enorme à corrupção no país. 

 

A lista de deputados baianos que votaram pela constitucionalização do financiamento empresarial de campanhas: 

 

DEM

Claudio Cajado 

Elmar Nascimento

José Carlos AleluiaPaulo Azi

 

PMDB

Lúcio Vieira Lima

 

PP 

Cacá Leão

Mário Negromonte

Ronaldo Carletto

 

PR

João Carlos BacelarJosé Rocha

 

PRB

Márcio Marinho

Tia Eron

 

PSC

Erivelton Santana

 

PSD

Fernando Torres

José Carlos Araújo

Paulo Magalhães

Sergio Brito

 

PSDB 

Antonio Imbassahy

João Gualberto

Jutahy Junior

 

 

PTB

Antonio BritoBenito Gama

 

PTC

Uldorico Junior

 

PTN

Bacelar

 

SD

Arthur Maia

 

Fonte: Portal Vermelho/Bahia

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;