BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

CTB Bahia mobiliza sindicatos em defesa da democracia e dos direitos

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Sessão Bahia realizou, nesta quarta-feira, 29, o seu 2º Conselho Estadual. Com o tema “Democracia e desenvolvimento com valorização do trabalho, rumo aos 10 anos”, cerca de 242 dirigentes sindicais debateram os rumos da luta dos trabalhadores baianos. O encontro aconteceu no Hotel Vilamar, no bairro de Amaralina, em Salvador.

Na abertura, o presidente estadual da entidade, Aurino Pedreira, destacou que o evento prepara as discussões do Conselho Nacional da CTB. “É o momento de avaliarmos a conjuntura política e ampliar espaços e nossa influência na sociedade com ideias avançadas”, afirmou.

 

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) ressaltou a efervescência da luta política, marcada no mundo pela afirmação dos Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, China e África do Sul) e ataques aos países membros. “Em nosso País, os ataques concentram-se na Petrobras e nos setores de energia e engenharia, atingindo empresas importantes. O objetivo principal é interromper o projeto iniciado em 2003, que trouxe importantes avanços para a população. Erros foram cometidos, mas temos que ver qual o pano de fundo da ofensiva das elites”, declarou, conclamando a todos para o grande ato em defesa da democracia e dos direitos sociais, dia 20 de agosto.

 

Para o vereador de Salvador Everaldo Augusto (PCdoB), o papel mobilizador que a CTB joga nesse momento é fundamental. “Em breve será a segunda central sindical do Brasil, construída no curso da luta política. Vamos buscar a ampliação dos direitos e a afirmação de um projeto nacional de desenvolvimento com valorização do trabalho”, defendeu.

Política e organização

Na parte da manhã, coube ao assessor nacional da central, Humberto Martins, falar sobre a conjuntura. Segundo ele, as condições políticas e econômicas internacionais levaram o Brasil a atual situação difícil, com o crescimento da despolitização da população e grande ameaça às conquistas sociais alcançadas nos últimos 12 anos. 

“As forças de esquerda encontram-se em defensiva. A Grécia é um bom exemplo, com um governo de esquerda, que cedeu às pressões dos países do Euro. Há uma tensão por conta da criação do banco dos Brics, como alternativa ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Por coincidência, acontece no momento em que há o declínio dos EUA e a ascensão da China. 

De acordo ainda com Martins, a grande mídia contribui ao jogar contra a política e os movimentos sociais organizados. “Além disso, há uma pauta conservadora no Congresso Nacional, que visa liquidar conquistas importantes dos trabalhadores”, pontuou.

A parte sindical foi tratada pelo secretário de Aposentados da CTB Nacional, Pascoal Carneiro, que revelou últimos dados sobre o crescimento da CTB. “A central vem se consolidando como a entidade que mais cresce no país, em número de sindicatos filiados e em importância política. As centrais precisam ajudar a resgatar a Plenária dos Movimentos Sociais

No período da tarde, os sindicalistas construíram um plano de lutas para o próximo biênio e elegeram 49 delegados baianos para participarem do 2º Conselho Nacional da CTB, que acontece entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em São Paulo.

Com informações da ascom da CTB Bahia e CTB Nacional

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;