BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Homenagem resgata importância dos ex-atletas de futebol da Bahia

Grandes ídolos do futebol baiano foram homenageados na manhã desta quinta-feira, 22/10, durante a Sessão Especial “Ex-atleta, eterno ídolo”, realizada no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. Proposto pelo deputado estadual Bobô (PCdoB), o evento contou com a participação do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes; do presidente do Bahia, Marcelo Santana; do dirigente do Vitória, Eron Matos; do vereador Everaldo Augusto (PCdoB); do diretor de Esporte de Salvador, Téo Sena; do radialista Mário Freitas, e ex-jogadores como Beijoca e Emo, entre outras personalidades.

Ao abrir a sessão, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo parabenizou Bobô pela iniciativa que valorizar os ex-atletas, afirmando que “todo ser humano tem uma paixão na vida e a de muitos é o futebol.” O deputado Zó (PCdoB) falou da importância de se realizar uma sessão para ex-jogadores do interior e aproveitou para parabenizar o ex-jogador Sapatão pelo que fez em Juazeiro, dando destaque ao time no Campeonato Baiano, inclusive com o vice-campeonato em 2001. 

O deputado Bobô ressaltou que era um dos dias mais simbólicos para seu mandato, ao receber ex-colegas de profissão. “Foram gerações que sofreram muito. Hoje é muito diferente para os jogadores, muito melhor. O ex-atleta pagou um preço grande, se tornando ídolo e não tendo muito reconhecimento. Temos que lhes garantir respeito junto à sociedade”, afirmou.

De acordo com Bobô, são ídolos que encantaram multidões. “Bom ver que estão unidos e desenvolvem trabalhos importantes defendendo a categoria. Agradecimento especial a Sérgio Luiz Ferreira, presidente da Associações de Garantia ao Atleta Profissional (AGAP), e ao Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado da Bahia (SINDAP/BA), pelo trabalho que realizam pela categoria”, disse. 

O parlamentar também parabenizou o presidente do Bahia Marcelo Santana pelo trabalho à frente do clube e ao dirigente do Vitória, Eron Matos. “Queremos os dois times na 1ª divisão do Campeonato Brasileiro, para fortalecer o futebol baiano. Um abraço especial ao médico Raimundo Paraná, que cuida dos ex-atletas com Hepatite C, contraída durante a profissão de jogador”, frisou. 

APOIO DOS CLUBES

O presidente do Bahia firmou que sempre quis ser jogador do Bahia e hoje é o presidente do clube. “Passei a amar o time pelos jogadores e pela torcida. Buscamos aproximação com ex-atletas.  Hoje, temos Charles como técnico e Beijoca como grande colaborador, que trabalha a imagem do Bahia. Jean também está trabalhando no clube. Muitos ex-atletas podem seguir outras carreiras depois dos gramados. Temos que dar apoio a eles. Os clubes têm que ter responsabilidade com quem lhe deu muitas glórias”, defendeu. 

Eron Matos ressaltou o orgulho de estar na sessão e prometeu abraçar as causas dos ex-atletas. “É muito bom rever grandes jogadores do passado na Assembleia Legislativa.”

Segundo o ex-jogador Zé Carlos, nada melhor do que homenagear, em vida, ex-grandes ídolos que marcaram o futebol baiano. “Representamos bem a Bahia no cenário nacional e internacional. Com Bobô, o esporte e os atletas estão sendo valorizados”, reconheceu.

MAIS RECONHECIMENTO

Para o vereador Everaldo Augusto (PCdoB), Bobô fez o esporte entrar no Parlamento pela porta da frente. “Além disso, se preocupa com outras questões importantes e vê o esporte como ferramenta de inclusão social e construção da cidadania. Esse é o momento de valorizar a história os ex-jogadores, que são personagens de um mundo fantástico que é o futebol. Na Câmara, nosso mandato busca pautar o esporte”, declarou.

Téo Sena destacou que a Agap e o Sindicato acolhem bem os ex-atletas, precisando de mais apoio para fazer melhor o trabalho. “Falta a eles o reconhecimento dos poderes públicos e da sociedade. Os clubes também devem cuidar dos seus ex-jogadores. Uma grande conquista foi o passe livre para entrada nos estádios. Vamos lutar para que seja aprovado o projeto de Bobô que tornar o benefício lei”, pontuou.

O radialista Mário Freitas lembrou que fez um programa para valorizar os ex-jogadores. “É sempre bom homenagear quem nos deu muitas glórias no passado. Vocês ajudaram a tirar muitos jovens da marginalidade e geraram emprego e renda ao promoverem grandes espetáculos nos estádios. Vocês são pérolas do nosso futebol e da Bahia”, exaltou.

O ex-jogador Sapatão disse se sentir recompensado pelos resultados conseguidos por entidades que ele ajudou a criar. “Hoje é um dia muito especial para nós ex-atletas. Obrigado a Bobô e à Assembleia por essa homenagem”, agradeceu.

NOVAS LUTAS

Segundo o médico Raimundo Paraná, em 1990, percebeu muitos ex-atletas com problemas no fígado e com Hepatite C, por conta de tomarem várias medicações. Para ele, os clubes devem estar atentos ao problema e agir.

O secretário Álvaro Gomes destacou a luta importante pela aposentadoria especial dos ex-jogadores e outros direitos previdenciários. “A Comissão de Desporto pode contar com a Setre para desenvolver projetos em parceria e transformar o esporte em política de Estado”, afirmou, lembrando que a secretaria  luta para trazer a final do futebol olímpico em 2016 para a Bahia. 

Sérgio Luís destacou que é bom ver os ex-atletas no Poder Legislativo da Bahia sendo homenageados pelo que fizeram pelo futebol. “Bobô na Sudesb sempre acolheu nossos pleitos e é bom ver a atitude do Bahia em acolher muitos ex-atletas para trabalhar lá. Temos pessoas na faculdade e com várias formações para servir ao futebol e aos clubes”, pontuou.

A deputada Fátima Nunes (PT) lembrou que foi na Sudesb, durante a gestão de Bobô, que surgiram as copas de futebol do interior, que ajudam a desenvolver o futebol amador na Bahia, formando jogadores e profissionais de imprensa.

No final da sessão, o deputado Bobô entregou placas de homenagem aos ex-atletas para o ex-jogador Hugo, representando o Sindap, e Sérgio Luís da Agap.

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;