BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Ex-professor Ivo Rangel e artes marciais são homenageados na Assembleia Legislativa

Além das artes marciais, o professor Ivo Rangel foi o grande homenageado da audiência pública realizada, nesta quarta-feira (28), pela Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer da Assembleia Legislativa. Presidente do colegiado, o deputado estadual Bobô (PCdoB) abriu o evento destacando que as antigas modalidades de artes marciais continuam sendo muito praticadas, pois seus conceitos vão além da defesa pessoal e fortalecem o físico, a mente e o espírito. 

“Parabenizamos os professores e praticantes de aikido, capoeira, jiu-jitsu, judô, karatê e demais modalidades. É essencial que os poderes públicos ampliem as políticas de esporte para que elas sejam praticadas por mais pessoas. As artes marciais são fundamentais para as crianças, pois a luta desenvolve importantes habilidades, principalmente a disciplina, o respeito e o saber lidar com vitórias e derrotas na vida”, enfatizou.

O parlamentar aproveitou para homenagear um ícone das artes marciais da Bahia: o professor Ivo Rangel, falecido em 2014. “Ele deu visibilidade ao karatê da Bahia. Era advogado, compositor, professor de Educação Física e faixa preta em karatê. Participou de diversos momentos da história do karatê baiano, foi técnico de seleções baiana, ajudou a consolidar a modalidade no Estado e foi a presidente da Federação Interestilo da Bahia”, concluiu.

Para o deputado Manassés (PSB), a comissão reafirma seu papel de dar espaço para o segmento esportivo se pronunciar. “Na minha infância, sempre procurei confusão com meus amigos. Um dia me perguntaram porque eu não fazia algum tipo de luta? Resolvi entrar em uma academia de judô e aprendi a respeitar as pessoas e ser disciplinado. É uma justa homenagem da Assembleia às artes marciais da Bahia”, afirmou.

APOIO PÚBLICO

O superintendente da Sudesb Maurício Neri parabenizou as entidades e os profissionais lembrando que a autarquia vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte tem apoiado várias ações das artes marciais. “Firmamos convênios e parcerias com as federações, ajudamos em viagens de atletas e na realização de eventos. Além disso, os programas Faz Atleta e Bolsa Atleta tem contribuído com muitos esportistas”, pontuou.

Segundo o presidente da Federação Baiana de Judô, Marcelo Ornelas, o esporte é formador de cidadãos, o diferencial das artes marciais. “As artes marciais podem ajudar no combate à violência e a mudar o destino de muitas crianças, atuando nas escolas e na segurança pública”, defendeu.

Presidente da Federação Baiana de Karatê, Carlos Rangel, enfatizou que as artes marciais têm colaborado para que alunos tenham melhores resultados nas escolas e para que muitos atletas consigam títulos importantes. “No Japão, karatê e judô fazem parte da grade curricular dos alunos, um bom exemplo para os outros países”, lembrou.

O presidente da Unisport, José Sandes, ressaltou que as artes marciais reforçam valores como ética, respeito e retidão de caráter. “A Sudesb ajudou a implantar projetos sociais importantes, como em Simões Filho, trabalho feito com crianças. Muitas se formaram em universidades. Projeto similar acontece na Cidade Baixa, em Salvador”, frisou.

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;