BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Governador sanciona lei que cria Dia dos Profissionais de Posto de Combustíveis

A partir de agora, os profissionais de postos de combustíveis da Bahia tem uma data para celebrar o seu dia: 21 de janeiro. No último dia 11, o governador Rui Costa sancionou o Projeto de Lei nº 21.107/2015, de autoria do deputado estadual Bobô (PCdoB), transformando-o na Lei nº 13.455/2015. 

Pela lei, são considerados profissionais de posto de combustíveis pessoal de escritório, supervisor de loja, funcionários das lojas de conveniência, lubrificador, frentista ou operador de bomba ou pista, vigia e servente, lavador e enxugador, caixa de pista, chefe de pista, gerente e supervisor geral. 

“Fico feliz por ver que o meu primeiro projeto transformado em lei valoriza uma categoria tão importante para o desenvolvimento da economia de uma Nação. São trabalhadores que merecem nosso reconhecimento e admiração pelo árduo trabalho, com jornadas que ultrapassam mais de oito horas por dia. Ter o seu dia para celebrar permite que o Sindicato [Sinposba] promova ações para celebrar a data e melhorar as condições de vida dos profissionais de postos de combustíveis”, afirma o deputado. 

Ainda na justificativa, o parlamentar lembra que a data escolhida tem a ver com a história do petróleo no Brasil, que começou na Bahia. Em 29 de julho de 1938, iniciou-se a perfuração do poço no bairro do Lobato, em Salvador. Foi exatamente no dia 21 de janeiro de 1939 que o petróleo começou a jorrar na coluna de perfuração. Com a descoberta do petróleo, o Brasil implementa um novo rumo na economia, surgindo os primeiros postos de gasolina os trabalhadores para exercerem a função de “bombeiros”, por conta das bombas de gasolina. 

Com novos setores no segmento, surge a necessidade de se enquadrar pessoas em diferentes atividades, surgindo os profissionais de postos de combustíveis. “O dia 21 de janeiro foi escolhido para homenagear a categoria, por corresponder à descoberta do petróleo, fato determinante no aparecimento da profissão, de novos empregos e da geração de renda no Brasil”, declara Bobô.

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;