Com a sala das comissões lotada, o futebol baiano foi debatido na Assembleia Legislativa da Bahia, ne">

BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Deputado Bobô exalta importância do debate sobre futebol baiano

Com a sala das comissões lotada, o futebol baiano foi debatido na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta quarta-feira (25). A reunião da Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer da Casa se transformou em audiência pública. Participaram da discussão o presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, além de presidentes de clubes da primeira e segunda divisões do futebol baiano. Vários ex-jogadores compareceram ao evento, como Ronaldo Passos, Emerson, Emo e João Marcelo.

 

“É papel desse colegiado trazer para o Legislativo os debates importantes sobre o esporte, que deve ser uma política de Estado e instrumento de inclusão social e transformação de vidas. É muito importante a presença de atletas e gestores do futebol nesta Casa para uma discussão tão importante”, afirmou o deputado estadual Bobô, presidente da comissão, na abertura dos trabalhos.

 

Segundo Ednaldo Rodrigues, muitos problemas estão ligados a falta de financiamento e de infraestrutura dos clubes. “A Federação tem dado apoio no que é possível, como convênios com universidades para capacitação e trabalhos sociais junto à organizações como a Agap (dos atletas profissionais). Vamos trabalhar a base, com projetos que contemplem jovens de 15 anos”, defendeu, lembrando que vários projetos da entidade foram encaminhados ao governo, como a volta do programa ‘Sua Nota É um Show’. “Essa reunião foi um passo importante para fortalecer o futebol baiano”, disse.

 

Para Elias Dourado, a criação da comissão foi um grande passo. O dirigente afirmou que a desigualdade existente no futebol é reflexo da desigualdade na sociedade. “É importante democratizar e profissionalizar as gestões esportivas. A Sudesb tem feito muito para fortalecer trabalhos de base e ajudar os municípios, com reformas de estádios e outros equipamentos ligados ao esporte”, afirmou, indicando que a próxima Copa 2 de Julho deve focar jovens de 15 anos.

 

CLUBES QUEREM APOIO

 

Os representantes dos clubes elogiaram a iniciativa e, no geral, clamaram por mais políticas públicas e investimentos no esporte. O vice-presidente do Bahia, Pedro Henriques defendeu que é preciso ver o futebol como produto. “É importante melhorar os estádios no interior, profissionalizar a gestão nos clubes e rever a distribuição mais equilibradas das cotas de TV. Os clubes precisam ter trabalhos sociais e interagir com as comunidades e realizar projetos em parceria com o poder público”, frisou.

 

Presidente do Botafogo, Adalberto Lopes afirmou que a data de hoje é marcante para o futebol da Bahia. Para o dirigente é importante se criar uma lei de incentivo ao esporte no estado. “A prática esportiva é a maneira mais fácil e barata de se fazer inclusão social”, enfatizou.

 

Para Gerinaldo Costa, presidente do Fluminense de Feira de Santana, “é preciso mudar a nomenclatura de 2ª Divisão para Série B, dar mais visibilidade aos campeonatos menores e ter apoio de empresas públicas.”

 

O presidente do Galícia, Dario Rego expôs que para manter o time na 1ª Divisão, acumula uma dívida de R$ 100 mil por ano. “É importante rediscutir as cotas de TV e ajudar os outros estádios baianos. Parte do patrocínio da 1ª Divisão deve ajudar aos times da 2ª”, defendeu.

 

Cerca de 30 deputados passaram pelo encontro e se comprometeram a ajudar a fortalecer o futebol e o esporte em geral na Bahia. “Temos que unir todos os que amam o futebol para fortalecê-lo. Empresas públicas, como a Embasa, devem ajudar a patrocinar os clubes do interior”, disse o deputado Zó (PCdoB).

 

 

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;