Com o tema “Território que a gente quer – Desafios e alternativas para o desenvolvimento ">

BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Encontro reúne secretários de governo e prefeitos para debater Território

Com o tema “Território que a gente quer – Desafios e alternativas para o desenvolvimento social e econômico do Piemonte Norte do Itapicuru”, o mandato do deputado estadual Bobô (PCdoB) realizou, no sábado (11), um encontro que debateu políticas para a região. Mais 200 pessoas passaram pela Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim para ouvir secretários do governo Rui Costa, prefeitos, vereadores, deputados e entidades populares.

 

Marcaram presença o secretário Jerônimo Rodrigues (Desenvolvimento Rural); o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB); o superintendente da Sudesb, Elias Dourado; o coordenador da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, José Olímpio; o prefeito de Pindobaçu Marlos André (PT), representando os prefeitos da região; o prefeito de Senhor de Bonfim, Edvaldo Correia (PTN); os deputados estaduais Roberto Carlos (PDT) e Fátima Nunes (PT); o presidente da Câmara Municipal, Laérceio Muniz (PT); o presidente PCdoB de Senhor do Bonfim, Gustavo Miranda, e Ion Fontes, do Colegiado do Território.

 

Na abertura, Bobô destacou a importância do papel do Consórcio para realizar ações na região. “Mas, a responsabilidade pelo desenvolvimento da região é de todos nós. Precisamos de geração de emprego e renda, além de água”, defendeu.

 

O deputado ressaltou que o debate enriqueceria as discussões do PPA (Plano Plurianual), que ocorrerá no próximo dia 16. “Lá, discutiremos o Orçamento do governo e definiremos as prioridades. Temos duas universidades e um IFBA, mas ainda é pouco. Nosso desafio e compromisso é trazer novos investimentos e empresas para a região. Este mandato é parceiro de Senhor do Bonfim e das cidades do Piemonte”, declarou.

 

CRIATIVIDADE CONTRA A CRISE

 

Daniel Almeida destacou a iniciativa de Bobô ao fazer um debate amplo sobre os problemas e alternativas para melhorar a vida das pessoas. “Vejo um encontro representativo, com lideranças e autoridades das nove cidades do Território. É importante pensar e integrar iniciativas vinculadas às ações dos governos federal e estadual, em sintonia com as comunidades e construindo soluções coletivas”, defendeu.

 

Para o deputado, é preciso enfrentar momentos difíceis e crises com criatividade, encontrando saídas para os problemas. "Com determinação e trabalho para vencer os desafios históricos, como a construção do hospital na região ou policlínicas. Vamos ver emendas no Orçamento da União para destinar verbas ao Território”, prometeu.

 

Companheiro de Bobô na Assembleia Legislativa, o deputado Zó (PCdoB) afirmou que é o momento de a sociedade civil se reagrupar e se mobilizar em torno dos seus interesses. “Bobô tem sido um deputado atuante, não se limitando à discussão de esporte. Municípios da região devem se unir mais para trazer os investimentos que precisam”, disse.

 

PREFEITOS PEDEM APOIO

 

Os prefeitos de Pindobaçu e Senhor do Bonfim, Marlos André e Edvaldo Correia, respectivamente, enfatizaram que os resultados do encontro sejam transformados em ações concretas para a região. “Precisamos de políticas públicas em um território com mais 300 mil pessoas, que clamam por melhorias”, frisou Marlos. “Os recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) são baixos. Não conseguimos pagar a folha e muitos impostos, muito menos realizar as melhorias que a população precisa. Nossa esperança cresce com encontros como esse”, completou Correia.

 

Presente no encontro, o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB) destacou a importância do Projeto Canal do Sertão, do governo Rui, para o desenvolvimento da agricultura irrigada, "grande vetor de desenvolvimento de muitas cidades."  

 

DEBATE TÉCNICO

 

A segunda parte do encontro se concentrou em discussões técnicas conduzidas por Tiago Xavier, da Secretaria de Planejamento (Seplan). O secretário Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância de se planejar e monitorar a execução das sugestões. “Política pública é construir as ações com participação popular. Nossas dificuldades atuais derivam de heranças perversas seculares. Houve uma supervalorização da indústria e concentração de investimento nas regiões sul e sudeste. Na Bahia, o direcionamento foi mais para a capital”, explicou.

 

Rodrigues também criticou o desenvolvimento rural conservador e observou que, no Território, a população rural caiu 31,21% em dez anos, enquanto a urbana cresceu 23,61%. “Mas, as pessoas não foram para a zona urbana e, sim, para outras cidades. Precisamos eliminar a disparidade no crescimento do PIB das cidades do Piemonte”, disse. Ele informou que várias estruturas da SDR serão instaladas em Senhor do Bonfim e defendeu a articulação de ações com outras secretarias e a assinatura de termos de cooperação com as prefeituras.

 

José Olímpio informou que a Secretaria foi criada pelo governador Rui Costa para formular e executar políticas hídricas e de saneamento básico. “No governo Wagner investiu-se R$ 8 bilhões no setor. Foram 303 obras na região, com investimentos de R$ 25 milhões, pela Cerb. Na região, as barragens existentes não respondem às demandas dos municípios. O Canal do Sertão atenderá 44 cidades de cinco territórios, entre eles o Piemonte Norte do Itapicuru”, pontuou.

 

Representando o secretário Álvaro Gomes (Setre), Elias Dourado ressaltou que o encontro é importante para pensar o desenvolvimento estratégico da região. “É preciso fortalecer o sistema educação, com extensão para a cultura e o esporte. Temos que pensar ações integradas das secretarias do governo e os municípios devem agir de forma unificada”, ponderou.

 

Gilson Santos, secretário executivo do Consórcio do Território do Piemonte, detalhou o trabalho e funcionamento do órgão. “Ajuda na compra de equipamentos e na aliança para desenvolver ações e firmar contratos e convênios com governos estadual e federal, entre outras iniciativas. Um dos entraves para o bom andamento dos consórcios é que tem municípios inadimplentes”, frisou.

 

Coordenador Colegiado do Território, Ion Fontes exaltou o fato de deputados e secretários visitarem as regiões para ouvir a população. “Os territórios trabalham em rede através de várias instâncias e secretarias. Hoje, temos como demandas importantes um hospital de base, combate à seca e à degradação ambiental, segurança pública, aterro sanitário, fortalecimento da agricultura familiar, mais cursos universitários, entre outras”, pontuou.

 

As propostas feitas durante os debates na plenária serão sistematizadas e transformada em um documento para ser entregue ao governador Rui Costa e poderes públicos.

 

 



Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;