BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

SDR entrega trator a 200 famílias de agricultores em Maragogipe

Durante seminário organizado por associações comunitárias de Maragogipe, no Recôncavo baiano, neste domingo (14), para discutir o desenvolvimento regional nas áreas da agricultura familiar, turismo na Baía de Todos-os-Santos e indústria naval, a Secretaria Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) assinou um termo de doação de um trator agrícola, com implementos. O equipamento beneficiará 200 famílias de agricultores que vivem do cultivo de amendoim, batata, mandioca, aipim e laranja, entre outras culturas plantadas no povoado de Guaí, a 30 quilômetros do município.

 

Assinaram o documento a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Serrote, distrito de Maragogipe. Segundo o secretário Jerônimo Rodrigues, o equipamento vai permitir um melhor aproveitamento econômico pelas comunidades, dinamizando a produção local e melhorando, significativamente, a vida de centenas de famílias, cumprindo a meta do governo estadual de implementar políticas públicas voltadas à redução da pobreza rural e inclusão socioprodutiva no estado.

 

Rodrigues salientou que o governo está entregando projetos importantes, como o de mecanização agrícola, contribuindo para o desenvolvimento da região. “Queremos, sobretudo, atuar para o desenvolvimento das comunidades quilombolas, indígenas, jovens, mulheres, pescadores, marisqueiros, entre outras".

 

O secretário enfatizou ainda que a SDR “nasceu com a função de cuidar dos pequenos, trabalhando a capacidade de gestão. Precisamos fortalecer, cada vez mais, nossas associações e cooperativas, dialogando com as comunidades pesqueiras, de mariscos, que mais precisam. Estamos dispostos a realizar a regularização fundiária, a assistência técnica para o agricultor, implantando agroindústrias, viabilizando a comercialização, contribuindo para revitalizar o Recôncavo”.

 

O presidente da Associação de Serrote, afirmou que o equipamento é "importantíssimo para a comunidade. Hoje, seriam R$ 60 por hora para usar um trator. Agora, teremos esse custo reduzido para o associado, que vai poder  inclusive discutir que taxa pode pagar. Vamos trabalhar melhor para roçar, arar, gradear e dar um impulso à produção local".

 

Fonte: SDR


Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;