BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Deputado Bobô parabeniza Serrolândia reafirmando compromisso

Para marcar o aniversário de 53 anos de emancipação política de Serrolândia, nesta quinta-feira (23), o deputado estadual Bobô (PCdoB) encaminhou, à Assembleia Legislativa da Bahia, Moção de Congratulações ao município. O parlamentar usou um trecho do hino da cidade, dos autores Mariana Cristina dos Reis Anastácio Nunes e Kaiky Rodrigues da Silva Nunes, para resgatar a história da cidade.

Bobô parabenizou o prefeito Gildo Mota, pela exitosa administração, os vereadores, demais autoridades municipais e, especialmente, os serrolandenses. “Reafirmo, mais uma vez, o compromisso do meu mandato como deputado estadual, pelo PCdoB, de lutar com o município pelo seu desenvolvimento, atuando junto aos governos estadual e federal no sentido de levar obras, investimentos e políticas públicas que assegurem dias melhores para sua briosa população”, diz o comunista na Moção. 

No documento, o comunista também destacou a história construída “por um povo trabalhador e honesto”, especialmente as famílias Moreira e Vieira. Lembrou que seu Jerônimo resolveu, com seus próprios esforços, erguer sobre o monte uma grande cruz de madeira e atribuir o nome Serrote ao local, por conta da pequena serra onde foi afixada a cruz. 

A Moção viaja no tempo para lembrar que, em 1929, Jerônimo convidou algumas pessoas para fazerem roçagem perto do monte, com o objetivo de se criar um comércio, prometendo chão de casa a cada um que ajudasse na iniciativa. Lembra de Amaro Bispo Vieira e nomes que se destacaram na empreitada, como João Francisco Vieira, José Luis Vieira, José Luciano, Januário Vieira, Maurício Dias, Antonio Moreira, e os primeiros moradores em casas de telha: Rosentino, José Luís, Nosinho e Leopoldo Vilas Boas. 

Destaca ainda a resistência da população para enfrentar com altivez a chamada “seca de 32”, que castigou a região, e a forte tradição católica, garantindo a preservação das tradições e manifestações religiosas do povoado de Serrote, que adotou como padroeiro São Roque.

Lembra que o povoado se tornaria vila, com Waldetrudes Carneiro de Magalhães propondo e o nome sendo mudado para vila Serrolândia. “Com o passar dos anos, a população sentiu a necessidade de ter autonomia em relação à Jacobina. Em 1962, o deputado Francisco Rocha Pires levou o anteprojeto de lei de emancipação política de Serrolândia. Em 25 de maio daquele ano foi realizado o plebiscito, confirmando a vontade do povo de emancipação política. O desmembramento aconteceu com a Lei Estadual Nº 1746, de 23 de julho de 1962, no governo Juracy Montenegro Magalhães. Seu primeiro prefeito foi Florisvaldo Magalhães Sousa, eleito pelo antigo PR (Partido Republicano)”, frisa o documento.

O deputado ressalta que a história consagrou como fundador do município seu Jerônimo Moreira Mota, que nasceu em Miguel Calmon e morreu, aos 91 anos de idade, na cidade que fundou. “É resgatando a história de esforço, resistência e dedicação desse povo que fazemos essa justa homenagem à Serrolândia e a sua gente valorosa. Parabéns e contem com o nosso mandato, sempre”, concluiu Bobô, pedindo que a Assembleia Legislativa encaminhe a Moção para a Prefeitura Municipal de Serrolândia e para a Câmara de Vereadores. 


Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;