BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Alice Portugal recebe Comenda e defende "um novo olhar" para Salvador

Por indicação dos vereadores Aladilce Souza e Everaldo Augusto, ambos do PCdoB, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) recebeu, nesta quinta-feira (23), a Comenda Maria Quitéria. A honraria é concedida pela Câmara Municipal de Salvador para homenagear e fazer o reconhecimento da história de personalidades por feitos que elevam o nome da cidade.

 

“Na história do nosso País, Maria Quitéria é, sem dúvida, um dos maiores exemplos de coragem, combatividade, destemor e entrega na luta política pela liberdade e independência. Na história política do nosso País e da nossa Bahia, Alice Portugal é incontestavelmente uma grande liderança política com ações e serviços prestados, de repercussão nacional, em vários campos da política. Faz política com paixão, firmeza e amplitude ao mesmo tempo”, disse Aladilce ao justificar a homenagem.

 

Para o vereador Everaldo Augusto, Alice é, sem dúvida, uma das maiores lideranças do País. “Muitas lideranças sindicais, da universidade e dos movimentos sociais estão aqui por veem em você um exemplo de pessoa pública, com uma história de vida marcada por abraçar as causas do nosso povo. É uma deputada que honra a confiança do povo da Bahia e mantém a marca de coerência e verdade. As elites querem voltar ao poder e tramam golpes na mídia, no Judiciário e no Congresso. Mas, parlamentares como Alice nos dão certeza de que não conseguirão. Essa honraria é mais do que justa”, afirmou.

 

Seu irmão, Claudius Portugal destacou a história da família e os valores passados pelos pais aos filhos, “que Alice soube honrar em toda sua trajetória na defesa de uma sociedade melhor para todos.”

 

Cumprindo agenda com o governador Rui Costa no Território do Piemonte Norte do Itapicuru, o deputado estadual Bobô (PCdoB) enviou uma mensagem: “Quero dizer que é mais do que merecida a entrega da Comenda Maria Quitéria à deputada federal Alice Portugal, uma das mais importantes lideranças políticas e da luta feminista em Salvador, na Bahia e no Brasil. Parabéns aos vereadores Everaldo Augusto e Aladilce Souza pela iniciativa que faz um justo e merecido reconhecimento à história dessa valorosa comunista por uma sociedade sem opressão e mais justa socialmente para homens e mulheres. Parabéns ao PCdoB por ter em seus quadros uma mulher da grandeza de Alice.”

 

UM NOVO OLHAR PARA SALVADOR 

 

Durante seu agradecimento, Alice Portugal destacou que esse reconhecimento por sua atuação parlamentar só reforça suas convicções de que é preciso lutar para aumentar a participação da mulher na política, lembrando que no Congresso Nacional são 51 mulheres e 513 homens. “Os ideais de Maria Quitéria estarão sempre nas minhas ações por uma sociedade melhor, especialmente em nossa querida capital. Nosso povo quer uma administração com um novo olhar, mais voltado para a maioria da população e não para ter uma cidade com pontos embelezados visando apenas os turistas que nos visitam”, declarou.



Participaram do ato lideranças políticas e dos movimentos sociais, intelectuais, além de familiares e amigos da homenageada, como os deputados federais Daniel Almeida (PCdoB), Davidson Magalhães (PCdoB) e Moema Gramacho (PT); o ex-deputado estadual Javier Alfaya; o reitor da Ufba, professor João Carlos Sales; o presidente da Bahiagas, Luiz Gavazza; o vereador Waldir Pires (PT); o desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região; a professora Carla Liane, vice-reitora da UNEB; a secretária estadual de Políticas para Mulheres, Olívia Santana; a cônsul geral de Cuba na Bahia, Laura Pujol; e Renato Dórea, representando os movimentos sociais.

 

Com informações das assessorias dos vereadores Everaldo e Aladilce, e da Câmara Municipal

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;