BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Estado investe na requalificação da rede de saúde no interior

Investir na requalificação física de hospitais, profissionalizar a gestão e adquirir equipamentos modernos são algumas das iniciativas para fortalecer a rede de saúde pública no interior da Bahia. Com esta perspectiva, o titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas, assinou o termo de cessão de um carrinho de anestesia e de um foco cirúrgico, que serão destinados ao Hospital Municipal de Jaguaquara, uma das quatro cidades baianas visitadas na sexta-feira (7)

Com investimento de R$ 96 mil, a expectativa é que o número de cirurgias na unidade passe de dez por semana para 20. Giuliano Martinelli, prefeito do município situado no centro sul baiano, disse que a visita e a cessão dos equipamentos demonstram o comprometimento do Governo do Estado com a expansão da saúde. “O secretário apresentou solução para a questão das cirurgias no município. É um benefício para a população, uma vez que não será preciso sair da cidade para realizar alguns procedimentos”.

Já em Maracás, segundo município visitado na região, o fortalecimento da atenção obstétrica com parto humanizado foi o destaque. A cidade, que hoje tem cobertura de Saúde da Família de 65% e quatro profissionais do programa Mais Médicos, passará por estudo de viabilidade para implantação de leitos PPP (pré-parto, parto e puerpério).

Jequié e Ipiaú

Em Jequié, também no centro sul, o titular da Sesab participou do encerramento do I Seminário de Humanização do Hospital Prado Valadares (HGPV). O evento, que teve início na quinta (6), foi realizado no Centro de Cultura da cidade e reuniu profissionais do hospital, da Base Regional de Saúde, do Ministério da Saúde, da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb), além de estudantes.

Para Vilas-Boas, “sem dúvida, essa discussão [sobre a humanização] acaba refletindo no profissional e consequentemente no atendimento ao paciente”. Ele parabenizou a equipe de profissionais da unidade por estar se dispondo a serem melhores. Quanto à ampliação do HGPV, ele informou que inicialmente estava prevista uma reforma na emergência, “mas decidiu-se que o hospital será praticamente duplicado, tornando-se a maior unidade de saúde do interior da Bahia, com cerca de 240 leitos”. 

Na última parada, em Ipiaú, no sul do estado, foram garantidos investimentos na reforma física do Hospital Estadual, além da qualificação do parque de diagnóstico, com a instalação de um tomógrafo e um Arco C para que sejam realizadas cirurgias ortopédicas de maior complexidade. “Iremos corrigir o déficit de médicos e profissionais administrativos, além de instalar um laboratório 24h. Com isso, o hospital será mais resolutivo e importante na rede de urgência.

Fonte: Secom

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;