BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Deputado Bobô parabeniza ciclistas destacando seu projeto de ciclovias

Para marcar o Dia Nacional do Ciclista, celebrado neste dia 19 de agosto, o deputado estadual Bobô (PCdoB) faz menção à data reafirmando seu compromisso com o segmento com o resgate de um dos seus primeiros projetos apresentados na Assembleia Legislativa: o PL 21.093/2015. 

A proposição exige que o governo estadual deve implantar ciclovias nas obras de intervenções viárias urbanas. Além disso, em construção de conjuntos habitacionais de interesse social, os projetos arquitetônicos e urbanísticos deverão prever vias para bicicletas. 

“A gente sabe que nas grandes e médias cidades, sofre-se muito para se deslocar de casa para o trabalho, o estudo e o lazer. Nosso objetivo é enfrentar os desafios do transporte público e do transito caótico, além de gerar uma maior mobilidade urbana, desafogar os grandes centros urbanos e gerar uma opção saudável, barata e menos agressiva ao meio ambiente”, pontua o deputado.

Na justificativa do projeto, o deputado afirma que é preciso uma nova cultura de mobilidade urbana, que dê prioridade a circulação coletiva, a pé e de bicicletas, integrando em rede os diversos modos de transportes para garantir acessibilidade segura e confortável às pessoas.

“Estudo da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público) mostra que a bicicleta é responsável por 7,4% dos deslocamentos pendulares nas áreas urbanas. A frota nacional é de 50 milhões de veículos e a produção nacional é de 5 milhões de veículos/ano, revelando que seu uso é muito aquém da sua capacidade”, explica.

PROJETOS DE EVERALDO PARA SALVADOR

O deputado também exalta a ação do vereador Everaldo Augusto (PCdoB) em Salvador, que lidera a luta em favor das pessoas que se locomovem de bicicleta na cidade. 

 

São de sua autoria projetos como o que cria o programa Ao Trabalho de Bike e o Selo Empresa Amiga do Ciclista; o que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas que comercializam bicicletas fazerem constar na nota fiscal de compra o número de série das mesmas; o que cria o programa permanente de aprendizado para o uso das bicicletas nas escolas da rede municipal; o que indica ao governador garantir acesso de pessoas com bicicletas nos terminais de passageiros do trem no subúrbio, reservando vagão para as bicicletas e o que obriga as empresas do sistema de transporte coletivo por ônibus disponibilizarem bike racks nos veículo. 

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;