BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Serviço de Apoio à Agricultura Familiar beneficia mais duas mil famílias

A inauguração, nesta quinta-feira (7), no município de Camaçari, do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), beneficiará duas mil famílias de agricultores familiares do Território de Identidade Região Metropolitana de Salvador. Este é o 16º dos 27 Setafs que estão sendo implantados em toda a Bahia pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com o objetivo de articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos.

De acordo com o secretário Jerônimo Rodrigues, a intenção do Setaf é planejar, no mesmo espaço, ações que poderão chegar junto à agricultura familiar de forma articulada. “Uma das principais ações é fortalecer a infraestrutura, a capacitação da equipe técnica das secretarias municipais, pois são elas que tocam a vida no dia a dia”. Ele destacou ainda a importância dos municípios estarem organizados. “Sem organização não vamos a lugar nenhum. O ideal é que os agricultores estejam organizados em associações ou cooperativas porque temos como capitalizar o dinheiro público de uma melhor forma”.

O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, explicou que os Setafs irão prover, no mesmo espaço, diversos serviços direcionados para o agricultor familiar. Estão sendo compostos por equipes técnicas da CAR, da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a SDR, além de outros órgãos do governo, como Bahiapesca e Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab).

Entre as atuações dos Setafs estão à oferta de assistência técnica e extensão rural, regularização fundiária e estruturação produtiva de assentamentos rurais, disponibilização de insumos produtivos (seguro, sementes, água, mudas, entre outros), implantação de infraestrutura rural (habitação, água, equipamentos públicos, entre outros), além do apoio para acesso ao mercado tradicional e institucional e implantação de agroindústrias familiares.

Para o presidente da Conrural, a inauguração do Setaf em Camaçari, na Casa do Trabalhador,  é uma vitória do Território. “Esse espaço é uma conquista para agricultores de 13 municípios. Essa ação vai fortalecer a agricultura familiar dessa região. Esse momento representa pra gente a afirmação de um governo democrático”. A representante dos movimentos sociais, Neide Muniz, também declarou a satisfação com a chegada do serviço, “que vem para melhorar a vida do homem do campo, daquele que labuta no dia a dia com a terra. Vai aproximar esse homem das políticas do governo voltadas para ele”.

O serviço já está em funcionamento nos Territórios Sertão do São Francisco (Juazeiro), Recôncavo (Cruz das Almas) e Bacia do Paramirim (Macaúbas), Semiárido Nordeste II (Ribeira do Pombal), Vitória da Conquista (Vitória da Conquista) e Médio Sudoeste (Itapetinga), Médio Rio de Contas (Jequié), Piemonte de Diamantina (Jacobina), Litoral Norte e Agreste Baiano (Alagoinhas), Piemonte Norte do Itapicuru (Senhor do Bonfim), Bacia do Jacuípe (Riachão do Jacuípe), Sisal (Serrinha), Piemonte do Paraguaçu (Itaberaba), Chapada Diamantina (Seabra) e Irecê (Irecê).

Semafs 

Os Setafs irão atuar de forma articulada com o Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (Semaf), que serão implantados, pelas prefeituras que tiverem interesse, nos municípios baianos. A unidade objetiva promover a articulação, gestão e implementação de políticas para execução, na base municipal, atuando de forma integrada com o Setaf.

Fonte: Secom

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;