BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Deputado Bobô destaca êxito dos índios baianos no I Jogos Mundiais

Medalhas e uma participação exitosa dos índios baianos no I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI) levaram o deputado estadual Bobô (PCdoB) a encaminhar Moção de Aplauso à Assembleia Legislativa da Bahia. A competição foi realizada entre 23 de outubro e 1 de novembro de 2015, em Palmas, Tocantins. 

O parlamentar parabenizou Juari Pataxó e Karkaju Pataxó, responsáveis pela delegação Pataxó, de Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália e Prado. “Nesse momento de alegria, celebramos os feitos de Itaguari Pataxó (Aldeia Barra Velha), 1º lugar no Arremesso do Tacape Masculino; Carol Pinheiro (Aldeia Barra Velha), 1º lugar nos 100m Feminino e Whashington Braz (Aldeia Barra Velha), 2º lugar nos 100m Masculino”, destacou. 

Bobô lembrou que foi a única delegação do Nordeste a ser convidada pela organização do evento, tendo apoio do Ministério do Esporte, que garantiu transporte, hospedagem e alimentação dos nossos atletas, e da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), que assegurou um kit com calça, blusão, short, camisa, boné e mochila para cada um dos 50 integrantes da delegação, composta por indígenas de 21 aldeias Pataxó, representando cerca de 6 mil indígenas.

A delegação disputou todas as modalidades da programação dos jogos, que entram para a história dos povos indígenas no mundo como o primeiro a reunir etnias de 23 países e 23 etnias do Brasil. O País também entrou para a história como primeiro a sediar a competição, que foi realizada pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), em parceria com o Governo Federal, Prefeitura de Palmas, Governo do Tocantins e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O evento contou com a participação de cerca de 1.700 atletas indígenas, sendo 1.129 de 23 povos brasileiros e 566 de origem estrangeira (21 Países). A segunda edição dos JMPI será realizada em 2017, no Canadá.

A Sudesb foi representada pelo analista técnico Ney Santos, que integrou a coordenação dos Jogos pelo ITC. O titular da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Álvaro Gomes (SETRE), participou da cerimônia de encerramento.

Com o tema “Em 2015, somos todos indígenas”, o I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI) reuniu indígenas das Américas e povos da Nova Zelândia, Congo, Mongólia, Rússia e Filipinas. “Temos certeza que é, assim, com eventos dessa relevância, que conquistaremos a tão almejada Nação mais igual e mais justa socialmente”, declarou.

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;