BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Deputado Bobô destaca papel dos jornalistas na sociedade

Para marcar a comemoração do Dia do Jornalista, celebrado nesta quinta (7), o deputado estadual Bobô (PCdoB) encaminhou Moção de Congratulações à Assembleia Legislativa. O comunista seMe congratulou com os profissionais de jornalismo, com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e de Publicidade no Estado da Bahia (SINTERP) e com o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba).

“Nessa data especial reafirmo o compromisso do meu mandado de deputado estadual, pelo PCdoB, de contribuir com a valorização desses importantes trabalhadores e para o desenvolvimento e democratização dos meios de comunicação, essenciais em nossa sociedade. Esses profissionais têm dado contribuição relevante para o desenvolvimento do nosso estado e do País, exercendo papel fundamental para o fortalecimento da liberdade de expressão e o aprofundamento da democracia na sociedade através da informação”, afirmou.

No documento, Bobô manifestou apoio a luta pela exigência do ensino universitário específico em jornalismo para o exercício profissional de quem tem a responsabilidade de produzir informação para as pessoas. Até porque, formação superior em jornalismo não impede a livre manifestação das pessoas, o livre acesso à informação e à livre iniciativa de transmitir informação.

“Nesse dia especial, exaltamos o bom jornalismo como instrumento de controle e fiscalização do poder público e ampliação da democracia, que precisa de cidadãos informados para exercerem papel ativo nas decisões políticas de uma sociedade. O jornalismo torna-se mais eficiente em sua missão quando mais fortalecida estiver a democracia”, defendeu.

Para o deputado, é essencial a liberdade de expressão com responsabilidade e de acesso à informação. “E é através do bom jornalismo que isso se materializa. Jornalismo e democracia se cruzam em uma via de mão dupla, onde o primeiro se desenvolve nas liberdades democráticas e a democracia plena existe por meio dele”, declarou.

De acordo ainda com Bobô, o jornalista tem uma função essencial na sociedade e para a democracia, contribuindo para sua formação. “A data é um momento de se debruçar sobre o seu importante papel, que não deve ser um mero reprodutor de informação, mas um estimulador de reflexão crítica e transformações na sociedade, com boa informação e alto nível de credibilidade.

“No Dia do Jornalista, reforçamos a tese de que sua função na sociedade é primordial. Nesse momento turbulento, em que veículos e profissionais estão sendo questionados por manipulação dos fatos e da informação, em que há uma reflexão ética, social e moral, o desafio do jornalista é não deixar se enganar. Pois, trata-se de um profissional que contribui decisivamente para a transformação da sociedade”, afirmou.

Segundo o deputado, celebrar esta data é reafirmar seu empenho de estar junto com a categoria para vencer os desafios por melhores condições de trabalho e de vida.


Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;