BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Deputado Bobô articula ações da Funceb para dança e cultura no Piemonte

A cultura e a dança ficarão ainda mais fortes nos municípios Piemonte Norte do Itapicuru. Senhor do Bonfim terá a implantação do Núcleo de Formação em Arte da Funceb (Fundação Cultural do Estado da Bahia), anunciada pela diretora-geral da instituição, Fernanda Tourinho.

 

Realizada nesta terça-feira, 19, a reunião foi articulada pelo deputado estadual Bobô (PCdoB), a pedido do Colegiado Setorial de Dança do Território do Piemonte Norte do Itapicuru. Participaram do encontro Alexandre Almeida, coordenador do colegiado, as profissionais de dança, Denise Guimarães, e teatro, Hyezza Tavares, além do professor Andreilto Barbosa e o chefe de gabinete da Sudesb, Gustavo Miranda.

“A região tem uma efervescência cultural muito significativa e precisa de investimento, especialmente público, para propiciar o envolvimento de crianças e jovens com a cultura. Principalmente quando é desenvolvida por pessoas e entidades que trabalham a inclusão social, como essas que vieram aqui solicitar apoio. Sabemos das dificuldades financeiras atuais do Estado, mas confiamos a Funceb poderá fazer algo”, disse o deputado.

De acordo Alexandre Almeida, a iniciativa ajudará o desenvolvimento da cultura na região e contemplará também cidades do Piemonte da Diamantina. “São cerca de três mil artistas e profissionais que trabalham em atividades ligadas à dança. Há um potencial muito grande para o desenvolvimento dessa expressão artística, vinculada à inclusão social de crianças e jovens, especialmente”, afirmou.

Denise Guimarães ressaltou que o núcleo ajudará na formação e capacitação de muitos profissionais. “Às vezes, só temos as imagens das atividades que fazemos. Ter a certificação de cada curso ou workshop que realizamos contribuirá muito para o nosso currículo”, frisou.

Se declarando militante social através do teatro, Hyezza Tavares, destacou a importância de um núcleo da Funceb para lidar com as diversas realidades culturais da região. “Vivemos sempre o desafio de trabalhar as expressões artísticas em sintonia a realidade das pessoas, como descendentes de quilombolas, por exemplo”, declarou.

ARTE, ESPORTE E EDUCAÇÃO

Gustavo Miranda reforçou a importância da articulação da arte com o esporte, citando o Programa Esporte e lazer da Cidade (PELC), do Ministério do Esporte, que permite a realização de parcerias para a realização de atividades de esporte, lazer e cultura nos municípios.

Na mesma linha, Andreilto Barbosa, chamou a atenção para que o governo, através de suas secretarias e órgãos como a Funceb possam produzir ações de esporte e cultura vinculadas com a educação.

“Mesmo diante de um quadro difícil, temos que desenvolver ações culturais nas cidades do interior, que geralmente envolvem muitas pessoas. Esperamos que as iniciativas que tratamos aqui contribuam para o desenvolvimento da dança e das outras expressões artísticas nos dois territórios”, afirmou Fernanda Tourinho.
 


Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;