BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Entidades pedem mais recursos para FazAtleta e Bolsa Esporte

A importância dos programas FazAtleta e Bolsa Esporte foi exaltada por entidades esportivas e atletas nesta quarta-feira, 20, durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, pela Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer.

Na abertura, o presidente do colegiado, deputado Bobô (PCdoB), destacou a iniciativa do governador Rui Costa valoriza. “Mesmo em um cenário difícil, governo valoriza o esporte na Bahia com o decreto 16.686, que destina R$ 4,5 milhões para o FazAtleta. O programa que beneficia as empresas que patrocinam o esporte com abatimento no ICMS tem sido muito importante para o desenvolvimento do esporte amador, olímpico e para-olímpico da Bahia, além de ajudar atletas e equipes esportivas”, pontuou.

O parlamentar destacou que muitos atletas beneficiados, como Allan do Carmo, Verônica Almeida, Leonardo Curvelo e Paolla Reis estão orgulhando o estado e o País com vitórias expressivas, elevando o nome da Bahia no Brasil e no mundo.

Os números reforçam a importância do programa. De 2007 a 2015 foram 720 projetos contemplados, totalizando investimento de 35,5 milhões de reais e incentivos da ordem de 28,4 milhões de reais. Já o Bolsa Esporte, criado em 2009 e conduzido pela Sudesb, visa apoiar e incentivar esportistas baianos. O benefício é de até R$ 2 mil mensais e concedido pelo prazo de um ano e renovável por igual período.

PAPEL DA COMISSÃO

O titular da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, destacou o papel da comissão, que ajudou a ampliar os recursos do FazAtleta. “O esporte na Bahia e no Brasil avançou muito com as políticas do Ministério do Esporte nos governos do ex-presidente Lula e da da presidente Dilma. Nosso maior desafio é ampliar o orçamento para esses programas e estimular uma maior participação de empresas no patrocínio”, disse, ao explanar sobre os critérios de seleção dos projetos e atletas.

DEPOIMENTOS

O atleta paraolímpico Leonardo Curvelo disse que o programa foi fundamental para que saísse da 15ª para a 7ª posição no ranking mundial. Na mesma linha, a campeã de bicicross Paola Reis afirmou que o programa FazAtleta tem ajudado muito na sua preparação e nas competições.

José Sandes, da Unisport, exaltou o apoio da comissão ao esporte amador, reforçando a importância dos programas na preparação dos atletas baianos. O presidente da Federação Bahiana de Basketball (FBB), Roberto Fernandes propôs que seja realizada uma audiência com as grandes empresas para debater os programas. O presidente da Federação Baiana de Judô, Marcelo Ornelas, declarou que é muito importante estimular mais empresas a participarem dos programas e entende que deveria se debater a mudança do percentual.

Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia, Selma Morais frisou que se não fossem os programas dos governos, 90% das federações não fariam esporte. Ela elogiou a empresa Petrobahia, maior contribuinte do FazAtleta, e pediu mais investimentos para o esporte.
O presidente do Conselho Regional de Educação Física, Paulo César, enfatizou a relevância de se fazer esporte nas escolas e defendeu a obrigatoriedade de estabelecer atividade física na carga horária escolar.

DEPUTADOS

Os deputados membros da comissão, Herzem Gusmão (PMDB), Neusa Cadore (PT), Manassés (PSL), reiteraram a importância do colegiado em pautar os debates sobre o esporte e ajudar no encaminhamento das demandas do setor. O líder do governo na Assembleia, Zé Neto (PT) se comprometeu a contribuir mais junto ao Executivo para ampliar os recursos destinados ao esporte.

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;