BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Deputado Bobô homenageia trabalhadores baianos no 1º de Maio

Para homenagear os trabalhadores baianos pelo Dia Internacional do Trabalhador, o deputado estadual Bobô (PCdoB) encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia Moção de Congratulações pela comemoração do 1º de Maio, celebrado neste domingo, em Salvador e cidades do interior baiano. “Parabenizo os sindicalistas e os trabalhadores baianos, principais construtores das riquezas do nosso estado e do nosso do País, nesse momento em que há tentativas de se acabar com várias conquistas trabalhistas históricas”, declara.

O parlamentar lembrou que a data é uma justa homenagem aos chamados mártires de Chicago, trabalhadores que, nesse dia, em 1886, realizaram uma manifestação nos Estados Unidos para reivindicar a redução da jornada de trabalho de 16 horas para 8 horas diárias. Dois dias depois, um confronto entre manifestantes e a polícia acabou com a morte de três operários. No dia 4 de maio, uma nova manifestação foi reprimida com violência, ocasionando mais sete mortes. A Justiça americana condenou cinco sindicalistas à morte e três à prisão perpétua. No dia 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, decidiu convocar anualmente uma manifestação para lutar pelas 8 horas de trabalho, no dia 1º de Maio, em homenagem às lutas sindicais de Chicago.

No Brasil, o ato deste ano é organizado pelas centrais sindicais, com o apoio da Frente Brasil Popular (FBP) e da Frente Povo Sem Medo. As manifestações farão a defesa da democracia, dos direitos dos trabalhadores e dos programas sociais. 

“O momento é de resistência à tentativa de  impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Trata-se de um golpe contra um projeto que tirou mais de 40 milhões de pessoas da pobreza; criou várias novas universidades e escolas técnicas; ampliou o acesso ao ensino superior para filhos de trabalhadores; valorizou o salário mínimo e garantiu casa própria para milhões de famílias com o Minha Casa, Minha Vida”, lembra Bobô. 

De acordo ainda com o comunista, a principal batalha é a defesa da democracia e para se evitar retrocessos, como o fim dos programas de proteção social como o Bolsa Família, ProUni, Pronatec, política de cotas, entre outros. “São conquistas importantes para o desenvolvimento do Brasil. Estamos juntos também contra a tentativa de se universalizar a terceirização e a flexibilização dos direitos trabalhistas”, afirma. 

Ao final, o deputado parabeniza os trabalhadores e os sindicalistas baianos pela data especial e reafirma o compromisso do mandato com suas lutas por uma sociedade mais igual, mais humana e mais justa socialmente. 

A Assembleia encaminhará a Moção para as direções estaduais da CTB Bahia (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Sessão Bahia), NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), CUT Bahia, Força Sindical e UGT (União Geral dos Trabalhadores).

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;