BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Bobô exalta Dia do Sertanejo e destaca ações do governo baiano para o sertão

Para marcar o Dia do Sertanejo, celebrado no dia 03 de maio desse ano, o deputado estadual Bobô (PCdoB), encaminhou Moção de Aplauso à Assembleia Legislativa da Bahia. “Em meio às comemorações, reafirmo o compromisso do meu mandado de deputado estadual, pelo PCdoB, de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do nosso querido estado, o maior da região nordeste, e para melhorar a qualidade de vida do nosso povo no sertão”, afirmou. 

 

O comunista lembrou que personagem tão rico e simbólico para a Nação mereceu reconhecimento em nossa literatura através de grandes escritores brasileiros. Em seu livro Grande Sertão: Vereadas, Guimarães Rosa descreve que “o sertão é o lugar onde o povo vive sua sina, seus sofrimentos, paixões e alegrias. O sertão é o umbigo do mundo.” A célebre frase “O sertanejo é antes de tudo um forte” foi escrita por outro grande escritor, Euclides da Cunha, no clássico livro Os Sertões. 

 

Segundo o parlamentar, tais referências construíram a figura de homens e mulheres do sertão como fortes, que sobrevivem bravamente às dificuldades de uma região castigada pela seca. “Uma grande marca dessa brava gente é sua resistência para sobreviver com muito pouco, superando enormes adversidades e mantendo firme o seu amor pelo sertão e sua vontade de viver na terra que, a todo momento, lhe coloca à prova”, pontuou.

 

No documento, Bobô ressalta que o sertanejo incorpora a mistura de raças, entre brancos, negros e índios. O jesuíta, o vaqueiro e o bandeirante foram os primeiros habitantes da região, dando origem as figuras populares que compõem o sertão: o beato, o cangaceiro e o jagunço. “É importante reverenciar o senso de tradição desse povo lutador e de grande fervor religioso, que produziu líderes importantes como Padre Cícero e Antônio Conselheiro, figura carismática que adquiriu dimensão messiânica ao liderar o arraial de Canudos, um pequeno vilarejo no sertão baiano, atraindo milhares de sertanejos, entre camponeses, índios e escravos recém-libertos”, lembrou.

 

AÇÕES DE GOVERNO

 

Bobô afirmou que muita coisa mudou para melhor a vida dos sertanejos com as políticas públicas implementadas pelos governos federal e estadual. Destacou o importante trabalho desenvolvido pelas secretarias de Desenvolvimento Rural e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, e por empresas relevantes nesse processo, como a Cerb (Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia) e a CAR (Companhia de Ação de Desenvolvimento Regional).

 

“Podemos observar que a vida no interior melhora a cada dia com ações do governo estadual. Entre 2016 e 2021, o programa Pró-Semiárido beneficiará 70 mil famílias de 30 municípios do sertão baiano. Seu objetivo é seguir eliminando a pobreza com obras e investimentos, fruto do acordo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, da ONU.

 

Ao final, o deputado coloca o mandato à disposição para lutar com os municípios por obras e investimentos que ajudem o seu desenvolvimento e melhorem a vida da população sertaneja. "Celebrar o Dia do Sertanejo é reafirmar nosso empenho de estar junto com nossa gente para vencer os desafios lutando para superar as dificuldades com trabalho, dedicação e criatividade, assegurando uma maior qualidade de vida. Parabéns a todos nós, sertanejos”, declarou.

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;