BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Atletas baianos que irão às Olimpíadas são homenageados na Assembleia

Uma frase unânime que marcou a audiência pública para homenagear os atletas e paraatletas baianos que já estão garantidos nas Olimpíadas Rio 2016 foi que o ato era muito pouco para o que nossos esportistas fazem pelo País. Realizado pela Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer da Asembleia Legislativa, o evento aconteceu na manhã desta quarta (4/5), na sala Deputado Luis Cabral, e concedeu placas para as federações e os atletas.

Na abertura dos trabalhos, o presidente do colegiado, deputado Bobô (PCdoB), destacou que a adudiência era um reconhecimento do Parlamento baiano aos atletas e paraatletas que fazem a Bahia brilhar e o Brasil, campeão. “Também homenageia os técnicos e entidades esportivas, além de chamar atenção da sociedade, do poder público e das empresas para um maior apoio ao esporte, que tanto nos engrandece. Vamos, inclusive, solicitar ao governador que receba nossos atletas olímpicos”, disse, afirmando que a Comissão se orgulha de pautar as demandas do esporte e dos esportistas baianos, que superam dificuldades para serem campeões.

Vice-presidente da comissão, o deputado Manassés (PSL) reafirmou que o colegiado é um porta-voz do esporte baiano. “Vocês nos orgulham e ainda não possuem o apoio e o patrocínio que merecem. A audiência é uma retribuição a tudo o que vocês fazem pelo esporte e pela Bahia”, frisou.

A deputada Fátima Nunes (PT) ressaltou a importância do esporte para a promoção da cidadania e o bem estar das pessoas, e dos atletas, que incentivam os jovens à prática esportiva. Para o deputado Roberto Carlos (PDT), os atletas e paraatletas são patrimônio da Bahia. “Vamos lutar por mais investimentos no esporte, que é uma ferramenta de transformação social e econômica”, declarou. O deputado Antônio Henrique Jr. (PP) parabenizou os atletas e reafirmou que a homenagem era pequena diante da grandeza dos atletas.

VOZES CAMPEÃS

A primeira homenageada foi Verônica Almeida (paraatleta de natação), que considerou a homenagem um reconhecimento ao trabalho que desenvolvem. “É difícil chegar aonde chegamos, mas o esporte paralímpico está crescendo. Não é esporte de coitadinhos, mas de alto rendimento. Estamos prontos para o jogos olímpicos”, enfatizou.

O maratonista aquático Allan do Carmo lembrou que o esporte tem sido muito apoiado pela Sudesb, desde a gestão de Bobô à frente do órgão. “Agora, temos a Comissão, que abraçou as bandeiras do esporte baiano”, frisou.

De acordo com o paraatleta de Remo Renê Campos, a homenagem mostra que o esforço tem valido à pena. “Sou médico de formação e, após uma lesão medular, abracei o esporte para me reabilitar. Estou feliz por representar a Bahia e só peço mais apoio e estrutura para conquistarmos mais títulos”, alertou.

Paraatleta da Seleção Brasileira de Futebol de Cinco (para cegos), Cássio Lopes ressaltou a importância dos treinamentos na base para formar campeões. “Valorizo cada medalha que ganho e vamos lutar para chegar a Bahia com o pescoço banhado de ouros”, anunciou. Ele representou os colegas de seleção, Jefferson Gonçalves e Thiago Nascimento.

Uma das grandes promessas de medalhas é o boxe, e a Bahia já garantiu três atletas para o Brasil: Adriana Araújo (feminino), Robson Conceição e Robenilson de Jesus. “Bobô sempre ajudou o esporte amador quando estava na Sudesb. Agora, temos uma comissão atuante nos apoiando. Isso é muito importante”, afirmou Robson. “Obrigado à comissão pelo apoio. Vamos retribuir com muitas conquistas”, emendou Robenilson. “Conquistei vários títulos e é a primeira vez que recebo uma homenagem. É uma honra. Isso é que nos incentiva a buscar mais títulos. A pesar das dificuldades, é um prazer representar a Bahia no boxe”, completou Adriana.

ENTIDADES E TÉCNICOS

Os atletas fizeram questão de valorizar o trabalho dos técnicos e das entidades às quais são vinculados. Segundo Mônica Veloso, presidente da Associação Baiana de Atletas Deficientes, o reconhecimento é importante. “Mostra que estamos sendo abraçados pela Comissão. É uma honra receber homenagem da Assembleia Legislativa”, disse.

Para o técnico de Futebol de Cinco do Instituto de Cegos da Bahia, Gerson Coutinho, a homenagem dá mais visibilidade ao esporte. “O esporte amador precisa de mais reconhecimento das empresas e do poder público. Nas últimas competições que participamos, os atletas tiveram que pagar suas passagens”, lembrou.

O presidente da Federação Baiana de Boxe, Joilson Santana, reforçou o apoio permanente da Sudesb aos atletas e entidades esportivas da Bahia. “Realmente, fomos abraçados. Fui atleta olímpico em Seul (em 1988) e nunca fui reconhecido. Obrigado à comissão e aos deputados que defendem o esporte. Vamos em busca dessas medalhas no Rio”, proclamou.

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;