BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Clubes e deputados querem volta do Sua Nota é um Show

A volta do programa Sua Nota é um Show para fortalecer o futebol baiano e ajudar os clubes foi debatida, na manhã desta quarta (25), na Assembleia Legislativa da Bahia. A audiência pública realizada pela Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer contou com a participação de ex-jogadores, da Federação Baiana de Futebol (FBF), presidentes de times e representantes do governo estadual.


Presidente do colegiado, o deputado estadual Bobô (PCdoB) abriu os trabalhos destacando a importância do programa para o esporte e a arrecadação tributária do governo. “É preciso enfrentar as dificuldades financeiras com mecanismos eficazes. E o Sua Nota é um Show mostrou que pode contribuir com o Estado. Ele estimula e educa a população para pedir nota fiscal, ajudando na arrecadação de mais impostos para o governo investir no esporte”, afirmou.


Segundo o parlamentar, é importante aprimorar o programa, corrigir distorções e usar melhor as novas tecnologias. “Após essa audiência, vamos solicitar uma reunião com o secretário da Fazenda Manoel Vitório para tratar o assunto”, declarou.


Propositor da audiência, o deputado Herzem Gusmão (PMDB) também defendeu a volta do Sua Nota. “É um projeto pioneiro, que foi aprimorado por Pernambuco. Na Paraíba, programa semelhante permite que usuários do Bolsa Família pague 20% do valor do ingresso. Ele estimula o futebol e ajuda os clubes pequenos. A sua aplicação na cultura também será positiva. A cidade colombiana de Medellin deixou de ser a mais violenta do mundo para ser a mais criativa, graças a programas do governo na cultura”, frisou.


APERFEIÇOAR


O presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, elogiou a Comissão por mais um debate de interesse do esporte e reforçou a importância do Sua Nota na Bahia. “Fazer futebol hoje custa caro. A federação organiza o futebol profissional e amador, além de apoiar várias iniciativas. O programa foi muito positivo para os clubes, que recebiam recursos para seu custeio. Muitas famílias passaram a ir aos estádios, que tinham boa média de público. Tem que voltar com seus mecanismos de funcionamento aperfeiçoados”, defendeu.


Para a deputada Fátima Nunes (PT), esporte precisa de atenção e dinheiro, pois promove inclusão social. “Temos uma experiência vitoriosa que são as copas do interior, como a Copa do Caju. Nosso papel na Comissão é fazer essas discussões com os poderes públicos”, afirmou.


Os interesses do esporte como suprapartidário foi destacado pela deputada Fabíola Mansur (PSB). “O tema unifica a todos. Vamos lutar pela aprovação de um projeto de lei que torne esse tipo de benefício uma política de Estado para fortalecer e incentivar o esporte. Defendo ainda que o programa seja estendido para a cultura”, declarou.


De acordo com o vice-presidente da Comissão, deputado Manassés (PSL), o futebol proporciona alegria, mas é um negócio. “Precisa ser bom para todos. Um bom exemplo é o sucesso da Chapecoense, que movimenta a economia da cidade durante os jogos. Em Jacobina, podíamos ver a euforia da população com a disputa do acesso para a 1ª Divisão. Sua Nota é um Show tem que voltar”, enfatizou.


O deputado Roberto Carlos (PDT) exaltou a educação tributária através do esporte com o programa. “As pessoas se habituaram a pedir nota fiscal para ter benefícios. Esperamos que o governo Rui Costa encampe essa luta”, disse.


ESTUDO DE VIABILIDADE


Se depender do titular da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Álvaro Gomes, o programa voltará. “O governador Rui Costa já pediu um estudo de viabilidade do retorno do Sua Nota e a Comissão pode contribuir com sugestões. Vamos trabalhar para construir uma proposta boa para o Estado, o esporte e a cultura”, sugeriu.


A fala mais esperada foi de José Luiz Santos, representante da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e que esteve à frente do programa desde o início, em 1999. “Trata-se de um programa de educação fiscal com o objetivo de esclarecer a importância dos tributos. Tínhamos até pessoas indo às escolas públicas para falar do assunto”, pontuou, ressaltando o papel importante da imprensa no sucesso do Sua Nota. “O secretário Manoel Vitório vai abrir a discussão na Sefaz. As tecnologias existentes, especialmente com a nota fiscal eletrônica, indicam que o programa teria muita eficácia”, declarou.

 

Prestigiaram o evento os ex-jogadores Osni (presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais), Emo e Hugo, também dirigentes; o presidente da Unisport, José Sandes; e o ex-árbitro de futebol Wilson Paim.

 

Clubes e deputados querem volta do Sua Nota é um Show

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;