BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Luz Para Todos melhora vida da população no campo

Um dos grandes avanços na melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros, propiciados pelos governos de Lula e Dilma, foi o programa Luz Para Todos. Na Bahia, a população do campo passou a ter dias melhores com esse projeto social.

Só em Jaguarari foram instalados 208 postes e beneficiadas mais 44 famílias nas fazendas Sítio do Covão, Tanquinho e Lage Grande. Na cidade de Andorinha, outras três famílias foram contempladas com nove postes, no povoado do Cocho e Fazenda Caraibinha. Em Várzea do Poço, foram 17 postes, beneficiando cinco famílias, nas fazendas Bolívia e Lagoa do Revolto. No município de Várzea da Roça, 169 postes levaram a felicidade para 49 famílias, nas fazendas Chapada, Soinho e Mandacaru. Já em Pé de Serra, 109 postes contemplam 19 famílias, nas comunidades de Montevidéu e Vargem Redonda. 

“Celebro a chegada de energia elétrica em cidades que tenho acompanhado e ajudado a levar políticas públicas. Esses números são apenas do que já foi concluído, de acordo com o levantamento que fizemos junto Coelba. Tem muito mais previsto ainda para esse ano. Estaremos atentos e atuando junto à empresa para que os projetos sejam logo implantados. Temos que exaltar o trabalho dos governos federal e estadual, além dos prefeitos, para o sucesso do programa nos últimos 13 anos", destaca o deputado Bobô.

EMPREGOS E BENEFÍCIOS

O programa também é importante para a economia, beneficiando mais de 15 milhões de pessoas e gerando quase meio milhão de empregos, diretos e indiretos (números até junho de 2014). Foram 7,9 milhões de postes, 1,15 milhão de transformadores e 1,5 milhão de quilômetros de cabos elétricos. Setores da economia se desenvolveram, como o de materiais elétricos, a indústria e o comércio de eletrodomésticos, entre outros.

Segundo dados do Instituto Lula, o impacto foi impressionante. Depois de ter energia elétrica, 81,1% das pessoas compraram televisores, 78% passaram a ter geladeira, e 46,4% compraram máquina de lavar roupas, injetando nada menos que R$ 6,8 bilhões na economia. Sem falar nos freezers, bombas de água, trituradores de ração.

POPULAÇÃO RECONHECE

O mais importante é constatar isso junto à população. Pesquisa do Instituto de Pesquisa MDA e o Governo Federal com 3.105 beneficiários (indígenas, quilombolas e assentados rurais) do programa revela as melhorias: 

Cerca de 92,9% afirmaram que obtiveram melhorias na qualidade de vida por conta do Luz para Todos; 81,8% nas condições da casa onde moram; 56,3% consideraram melhorias na segurança; e 40,5% disseram ter melhorado as oportunidades de trabalho; 64,2% dos entrevistados disseram ter melhorado as atividades escolares durante o dia; 50,8% consideraram a melhora nas atividades escolares durante a noite. 47,7% afirmaram melhorias na saúde familiar; e 40,6% consideraram melhorias na disponibilidade de Posto de Saúde.


Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;