BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Editais do Bahia Produtiva contarão com apoio técnico da Embrapa

Dirigentes e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estiveram reunidos nesta quarta-feira (10), com o objetivo de alinhar parceria para a concepção e execução dos editais direcionados para o mercado das cadeias produtivas da mandiocultura e fruticultura, que serão lançados do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

A Embrapa apresentou os polos de produção de cada cadeia produtiva nos 27 territórios de identidade da Bahia, destacando os seguintes produtos: mandioca, laranja, abacaxi, banana, dentre outros. “A Bahia abriga a unidade nacional da Embrapa Mandioca e Fruticultura e essas duas cadeias fazem parte dos editais do Bahia Produtiva. A empresa tem um arsenal de tecnologias já disponibilizadas, que estarão a serviço das associações e cooperativas, que forem selecionadas pelos editais, e assim teremos em nossas ações os maiores índices de produção e produtividade utilizando as melhores tecnologias”, destaca o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias. 

Capacitar equipes de assistência técnica e extensão rural (Ater), acompanhamento e monitoramento dos projetos, ajuste e validação de tecnologias e reflexões sobre as opções de investimentos produtivos propostos nos editais são algumas das possibilidades de atuação, que estarão sob a responsabilidade da Embrapa. Para Alberto Vilarinhos, chefe geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, “a parceria entre Embrapa e SDR é uma possibilidade de ação conjunta para alinhar e melhorar a qualidade de vida no campo e produção rural”. 

Também participaram da reunião o superintendente técnico da CAR, Jeandro Ribeiro e o coordenador executivo da Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (CEPEX), José Tosato, além de assessores técnicos da CAR, Franklin Soares e Guilherme Souza, da Bahiater, Lucimário Bastos, e da Embrapa, Aldo Trindade, Carlos Estevão, Aristóteles de Matos. 

Sobre o Bahia Produtiva

O Bahia Produtiva é um projeto do Governo do Estado executado pela CAR, a partir de um acordo de empréstimo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). O projeto busca financiar projetos de inclusão produtiva e acesso a mercados, socioambientais, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de interesse das comunidades rurais da Bahia.

O público prioritário são agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos indígenas, quilombolas, pescadores, extrativistas, comunidades de fundo e fecho de pasto, organizados em cooperativas, associações e grupos produtivos. O Bahia Produtiva está presente nos 27 Territórios de Identidade do estado.

Fonte: Ascom/SDR

 

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;