BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

“Bahia faz o Brasil brilhar nas Olimpíadas”, afirma deputado Bobô

Para destacar o papel dos medalhistas e atletas baianos que ajudaram o Brasil a conquistar o maior número de medalhas na história dos Jogos Olímpicos, o deputado estadual Bobô (PCdoB), presidente da Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer, encaminhou, à Assembleia Legislativa da Bahia, Moção de Aplauso, com menção honrosa, aos atletas baianos medalhistas nas Olimpíadas Rio 2016, Robson Donato Conceição (medalha de Ouro no boxe), Isaquias Queiroz dos Santos (duas medalhas de Prata e uma de Bronze na canoagem), Erlon de Souza Silva (medalha de Prata na canoagem C2, com Isaquias) e Walace Souza Silva (medalha de Ouro no futebol masculino). 

“Diante desses grandes feitos, reafirmo o compromisso do meu mandado de deputado estadual, pelo PCdoB, de contribuir para o desenvolvimento do esporte na Bahia e para melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Esses atletas ajudaram o nosso País a conquistar o maior número de medalhas na participação brasileira na história dos Jogos Olímpicos. Orgulham a Bahia e são vistos como heróis olímpicos. O melhor é que serão vistos como exemplos de superação e de comportamento exemplar para nossas crianças e jovens. Eles possuem a mesma história de milhões de brasileiros de família humilde, que viram no esporte a possibilidade de uma vida digna”, afirma o parlamentar.

Segundo ainda Bobô, as conquistas mostram que, se o poder público e as grandes empresas investirem mais no esporte, seremos uma potência esportiva e uma Nação com mais justiça social. “Nesse momento extraordinário para a Bahia e o Brasil, é fundamental reforçar a importância de o esporte se tornar política de Estado e ferramenta de transformação de vidas. Mas do que celebrar as medalhas, exaltamos histórias de vida vencedoras de novos heróis baianos e orgulhos nacionais”, enfatiza. 

Na moção, o comunista resgata a história dos medalhistas, como o canoísta Isaquias Queiroz, o maior medalhista do Brasil em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos, ao conquistar bronze nos 200m individuais, e duas pratas, nas provas de 1.000 metros individuais e em dupla da canoagem velocidade, ao lado de Erlon de Souza. Falou da vida difícil do atleta em Ubaitaba, e como foi descoberto para o esporte no projeto social Segundo Tempo, criado pelo governo Lula. Também falou do amigo medalhista Erlon Silva, que nasceu em Ubatã, em uma família humilde, e trabalhava como tirador de areia, tendo que remar até o meio do Rio de Contas, saltar da embarcação e usar uma pá para retirar do solo o material que posteriormente seria usado em construções. 

Destacou a história do pugilista Robson Conceição, que nasceu em Salvador, crescendo com a avó e a mãe no bairro de Boa Vista de São Caetano. Lembrou que ele começou a trabalhar cedo para se sustentar e ajudar a família, como feirante na barraca da Dona Neusa. Depois foi carregador de compras, vendedor de picolé na praia, ajudante de pedreiro e vendedor ambulante na sinaleira. Sua medalha é o primeiro Ouro olímpico do boxe brasileiro.

Exaltou o medalhista de Ouro no futebol masculino Walace Souza, natural de Salvador, mas que começou a carreira em Simões Filho. Foi convocado para a Seleção Olímpica em substituição a Fred e estreou na competição contra o Haiti ao substituir Elias.

Outros heróis

O deputado não esqueceu dos outros personagens baianos importantes no Rio 2016, como o treinador da Seleção Brasileira de Futebol masculino, Rogério Micale, que teve papel relevante na conquista do Ouro Olímpico. Ele que iniciou a carreira como goleiro na Portuguesa de Londrina (PR) e se aposentou precocemente aos 23 anos de idade. Abriu uma escolinha de futebol e iniciou a carreira de técnico, especialmente de categorias de base. Após a saída de Alexandre Gallo, foi chamado e ajudou o Brasil a conquistar o único título que ainda faltava ao nosso futebol.

Bobô também mostrou seu apreço e admiração aos atletas que ajudaram o País a estar presente nos Jogos Olímpicos, em diversas modalidades esportivas: Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo (maratona aquática), Graciete Moreira (maratona), Adriana Araujo (boxe feminino), Robenilson de Jesus e Joedison Teixeira (boxe), Isabela Ramona (basquete feminino), Rafaelle, Fabiana e Formiga (futebol feminino).  

“Celebramos cada conquista dos novos heróis baianos e reafirmamos nosso empenho em ajudar o esporte da Bahia para que futuros atletas vençam os desafios por uma vida melhor, lutando para superar as dificuldades com trabalho e dedicação, contribuindo para aumentar a autoestima do nosso povo com novas conquistas”, afirmou. 

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;