BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Assembleia debate importância do esporte para jovens e educação

“A juventude é a base de uma sociedade melhor”. Com essa máxima, o deputado estadual Bobô (PCdoB) encerrou a audiência pública sobre a importância do esporte na educação e na formação dos jovens. Realizado pela Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer, na manhã desta quarta-feira, 24, o encontro reuniu estudantes, profissionais de educação física, representantes da Secretaria de Educação da Bahia e da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer de Lauro de Freitas.

Na abertura, o parlamentar afirmou que a ação conjunta desses elementos contribui para fortalecer valores éticos e morais, mostrando-se uma poderosa ferramenta de integração e inclusão social. “Esporte também é instrumento pedagógico, que incorpora valor à educação, no desenvolvimento das individualidades, na formação pessoal para a cidadania e na orientação para a prática social. Cabe à educação, formar o indivíduo para participar da vida política, econômica e social da sociedade em que vive”, afirmou o presidente do colegiado.

Bobô lembrou ainda de projetos que combinam esporte e cidadania, como o Elisna, no Nordeste de Amaralina, atuando em locais de vulnerabilidade social e enfatizou que “a luta da Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer da Assembleia Legislativa é para que o esporte se torne política de Estado. E para que também seja incorporado à educação como instrumento pedagógico nas escolas da Bahia”.

Para o deputado Manassés, a audiência possibilita ouvir pessoas que lidam com esporte e educação para auxiliar o trabalho da Comissão. “Reafirmo a importância dos jogos estudantis para envolver escolas e alunos em torno do esporte. Espero que eles sejam obrigatórios e política do Estado”, defendeu.

O deputado Zó (PCdoB) lembrou que atletas mundialmente conhecidos, como o jogador da Seleção Daniel Alves, participaram dos jogos escolares em Juazeiro. “Temos que envolver as Direcs e as prefeituras para fomentar esporte nas escolas”, frisou.

EXPERIÊNCIA NOVA

Segundo José Fernandes, da Secretaria de Educação, o problema da regularização dos terrenos em escolas de muitos municípios dificultam a construção de mais espaços e equipamentos esportivos. “Temos ainda um deficit de 2 mil professores de Educação Física, mas há um esforço para melhorar a situação”, afirmou.

Lembrando que os Jogos Estudantis continuam, Osmar Milázio, também da Secretaria, disse que a competição envolveu, em 2016, mais de 350 municípios, 3 mil professores e 135 mil estudantes. “Os jogos são meios de integração social e ajudam a despertar o interesse dos jovens pelo esporte. Mas, é importante criar centros de formação de atletas para desenvolver talentos”, declarou.

Quem apresentou uma experiência nova foi o secretário de Trabalho, Esporte e Lazer de Lauro de Freitas, Uilson de Souza. “A prefeita Moema Gramacho quer uma cidade educadora, com o esporte sendo parte disso. A ideia é trabalhar desde a educação infantil e incorporar o esporte na educação integral. Assim, construir um plano de oito horas diárias. É importante também observar o perfil sociocultural dos alunos, construindo uma educação inclusiva e protetiva”, enfatizou, convidando as pessoas para um workshop que será realizado no município, em julho.

MAIS CONTRIBUIÇÕES

A fala do público presente levantou outras contribuições ao debate. A psicóloga Verena Freire falou da importância de o esporte ajudar na compreensão de normas e regras e alertou para o fato de que a atividade física está competindo de forma desigual com os jogos eletrônicos.

De acordo com a professora de Educação Física Alba Oliveira, o esporte é complemento à educação familiar e escolar. “Projetos esportivos precisam de mais apoio do poder público. Outros estados estão mais avançados que a Bahia neste quesito. É essencial valorizar os profissionais da área”, defendeu.

Presidente da Unisport, José Sandes chamou atenção para o projeto do deputado Bobô, Escola em Ação. “É importante abrir as escolas públicas para a comunidade. Muitas vezes, só tem a quadra da escola para se praticar esporte”, lembrou.

Para o educador Lindomar Araújo, é importante incorporar aos programas sociais e projetos as escolas do campo. “A Bahia tem 125 unidades na zona rural, quase todas precárias. Vamos apresentar algumas ideias para a Comissão de Desporto ajudar a desenvolver”, frisou.

A estudante de Educação Física Ketsia Almeida, que atua em um projeto da Diretoria de Esporte de Salvador, chamou atenção para o fato de que muitas pessoas são indicadas para coordenar projetos públicos e não correspondem, “ocupando lugar de quem estuda na área”. 

Reforçando a tese de Ketsia, o professor de Educação Física Edmundo Alyson, entende que é importante colocar profissionais preparados para desenvolver os projetos, respeitando pessoas que desenvolvem atividades socioesportivas.

Presente no evento, o vereador de Valente, Netinho Tur, destacou o projeto Copa Pelezinho, que beneficia crianças e jovens no município. “Esporte na escola é essencial. Ajuda a melhorar os índices da educação”, declarou.

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;