BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Julho Amarelo, mês para intensificar o combate às hepatites virais

Esse é o mês para aumentar a conscientização e o combate às hepatites virais. É o que define o Projeto de Lei nº 21.723/2015, do deputado estadual Bobô, ao estabelecer o "Julho Amarelo". O PL foi aprovado em dezembro, pela Assembleia Legislativa da Bahia, e sancionado pelo governador Rui Costa (PT), se transformando em lei.

Para o parlamentar, poder público e sociedade devem estar mais atentos a essas doenças silenciosas e muito pouco debatidas. “Estaremos atuando junto órgãos públicos e instituições para colaborar com uma maior divulgação do problema e o envolvimento de todos através de campanhas educativas e ações práticas”, afirma. 

Segundo ainda Bobô, o projeto visa mobilizar a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e as secretarias de saúde dos municípios, além de entidades que trabalham o tema, para promover ações concretas de prevenção dessas doenças.

O comunista lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) designou, em 2010, o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Assim, o mês de julho tornou-se referência para o projeto.   

As hepatites virais são doenças infecciosas sistêmicas que afetam o fígado. São consideradas umas das maiores preocupações da saúde pública. De acordo com a Sesab existem muitas pessoas infectadas na Bahia. 


Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;