BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Deputado Bobô quer mais apoio ao esporte para crianças especiais

A importância do esporte para crianças especiais e os desafios para fortalecer a prática esportiva adaptada foram o centro dos debates da audiência pública realizada nesta quarta (27), na Assembleia Legislativa da Bahia. Realizado pela Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer, o evento contou com a presença de representantes da APAE, Tatame Superação, FBF e Sudesb.

Presidente da comissão, o deputado estadual Bobô (PCdoB) afirmou que esse tipo de atividade é um dos papeis do colegiado, para ouvir a sociedade e encaminhar suas demandas aos poderes públicos. “As crianças especiais de hoje, se abraçadas pelo esporte, poderão ser grandes desportistas e futuras campeãs, orgulhando a sua família e o nosso País. Temos como exemplos o Daniel Dias, maior medalhista paralímpico do Brasil, e a nossa querida Verônica Almeida. Essa é uma marca importante do esporte: promover a inclusão social e transformar vidas”, frisou.

Ainda de acordo com Bobô, a luta na Assembleia Legislativa é para colocar o esporte como ferramenta de inclusão social e política de Estado. “A Comissão de Desporto atuará junto aos poderes públicos para que nossas crianças especiais e seus pais tenham a atenção que merecem”, enfatizou.

Diretor-geral da Sudesb, Elias Dourado lembrou que a autarquia tem tratado o esporte como ferramenta de inclusão social. “Nossos para-atletas têm recebido apoio do governo, com várias ações da Sudesb, que reliza também parcerias com as entidades e contribui com diversas modalidades adaptadas, como basquete e futebol de 5. Mesmo na crise, o governador Rui Costa mantém os investimentos nos projetos e programas sociais”, afirmou.

SUPERAÇÕES

A audiência teve momentos que emocionaram o público, como a história de Igor Nogueira, autista e que pratica no jiu-jitsu. “Criamos o projeto Tatame Superação por ele, que hoje é esportista e fará faculdade de Educação Física. Meu filho é a prova do poder que o esporte tem de transformar a vida das pessoas especiais. Quero parabenizar o deputado Bobô e a comissão pelo importante trabalho que realizam para fortalecer o esporte na Bahia”, disse Marleide Nogueira, mãe de Igor.

Outro depoimento emocionante foi o da para-atleta de natação e medalhista Verônica Almeida, que entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, como a atleta mais rápida a nadar 10 km em mar aberto com apenas um braço, na travessia Mar Grande-Salvador. “É muito importante esses debates sobre a infância e o esporte. É a base de tudo. Hoje me sinto mais feliz praticando esporte, pois, há dez anos, um médico me disse que eu morreria. Fazendo natação, ganhei nove anos e tenho novos desafios”, enfatizou.

Representando a Federação Baiana de Futebol (FBF), Mendes Júnior ressaltou o trabalho que a entidade tem desenvolvido com o esporte adaptado. “A Federação sempre apoia eventos que promovem a inclusão social através do esporte. Por isso, temos desenvolvido parcerias com a Sudesb na Bahia”, afirmou.

Para o deputado Roberto Carlos (PDT), os depoimentos inspiram a todos a acreditar em uma sociedade melhor e a Sudesb está de parabéns por suas ações, como o programa Faz Atleta. A deputada Fabíola Mansur (PSB) destacou que a Comissão colocou o esporte no centro do debate, na Assembleia Legislativa. “Vamos lutar por um orçamento maior para o esporte e por mais políticas públicas. A Bahia tem muitos talentos e é importante o Estado investir mais nas entidades que trabalham com crianças especiais”, defendeu.


Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;