BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Deputado Bobô pede novas barragens para ajudar a Bacia do Itapicuru

Atento ao clamor por melhorias na Bacia do Itapicuru, o deputado estadual Bobô (PCdoB) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia e pediu ações do governo, especialmente a construção de novas barragens. Assim, o parlamentar dá voz ao desejo das populações de Jacobina, Jaguarari, Campo Formoso, Antônio Gonçalves, Pindobaçu, Saúde, Mirangaba, Jacobina e Miguel Calmon.

Bobô lembrou que as duas captações principais para a Bacia são do rio Itapicuru Mirim (foto) - que nasce em Miguel Calmon - e do rio Itapicuru Açu - que nasce em Pindobaçu. “Na década de 1990, foi elaborado um plano de gerenciamento dos recursos hídricos que elegeu a Bacia do Itapicuru como prioritária para investimentos. Mas, não aconteceu”, frisou. 

O comunista alertou que, diante da iminência do colapso na Bacia do Jacuípe, é essencial - e urgente! - o aproveitamento do seu potencial, “atendendo as indicações das lideranças locais para a construção de cinco barragens: Rio das Pedras (entre as barragens de Angelim e de Ponto Novo); Angelim (entre as Barragens de Pindobaçu e Ponto Novo); do Paiaiá (no rio do mesmo nome); de Espanta Gado (abaixo da Barragem de Ponto Novo) e Alecrim (abaixo da Barragem de Espanta Gado).

Para o deputado, outros incrementos seriam o uso da Tecnologia Fusegate, como o que já está sendo implantado na barragem de Ponto Novo, a recuperação dos açudes de Quicé e Soen, além da construção das barragens de Pedra da Baleia (distrito de Missão do Say) e Barroca do Faleiro (distrito de Carrapichel), em Senhor do Bonfim. “É muito importante garantir sistemas de abastecimento de água para assegurar desenvolvimento, segurança hídrica e o bem estar da população no interior do estado”, afirmou Bobô.
 

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;