BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Everaldo e nova direção do PCdoB em Salvador são exaltados pelo deputado Bobô

Neste sábado (14), centenas de delegados eleitos em 45 assembleias de base, num processo que mobilizou 1.800 comunistas na capital, elegeram o ex-vereador e atual chefe de gabinete da Sudesb, Everaldo Augusto, novo presidente do PCdoB em Salvador. Realizada na Faculdade de Arquitetura da Ufba, a Conferência Municipal elegeu ainda a nova direção do partido. Dos 46 nomes escolhidos, 19 (41%) são novos quadros e 21 (46%), mulheres.

“Cumprindo agenda no interior, não pude comparecer à Conferência, mas sei que foi marcada por um rico debate sobre as teses do 14º Congresso Nacional do Partido. A presença da presidenta nacional Luciana Santos e Adalberto Monteiro (secretário nacional de Formação) mostram o prestígio do PCdoB em Salvador. Everaldo é um dos grandes quadros do partido e vai dar seguimento ao bom trabalho de Olívia, à frente da legenda. Muito bom ver renovação e a expressiva presença de mulheres na direção. Teremos uma ação política qualificada em Salvador”, afirma o deputado estadual Bobô.

Na abertura, a presidenta nacional do Partido, a deputada federal Luciana Santos (PE), destacou os desafios atuais e o papel importante do PCdoB baiano para a política nacional da organização. “No impeachment da presidenta Dilma, o PCdoB atuou na linha de frente da crítica ao processo, considerado uma fraude política e jurídica. As medidas do governo Temer comprometem significativamente o desenvolvimento do país. Vamos defender com força que a saída é a democracia. Temos a convicção que esse país tem, sim, jeito. Faz escuro, mas eu canto”, disse, em referência ao poema de Thiago de Melo.

Segundo Olívia Santana, o balanço da gestão que encerrou o mandato é positivo. “O trabalho foi afirmativo, com uma prioridade à ampliação das fileiras partidárias e a boa atuação no desafio de lançar, pela primeira vez, uma candidatura própria à prefeitura de Salvador, com a deputada federal Alice Portugal.

PCdoB PROTAGONISTA

Alice reforçou a importância da decisão de lançar candidatura majoritária própria no município, que possibilitou protagonismo ao partido e um diálogo amplo com a população. “Erguemos a voz contra o carlismo – grupo do atual prefeito da cidade, ACM Neto (DEM) -, contra o golpe, com amplitude e coragem”.

Presidente estadual do Partido, Davidson Magalhães elogiou o comitê municipal pela superação da meta de recadastramento de filiados e filiadas no município, que passou de 1.200. “Esse é o PCdoB que não faz apenas o enfrentamento eleitoral. Vocês estão deixando um legado importante para o Partido”, afirmou.

O deputado federal Daniel Almeida ressaltou o papel que o partido sempre jogou em Salvador. “A cada luta convocada pelos movimentos sociais, vemos as bandeiras vermelhas em defesa dos trabalhadores e da população. Seguramente, a nova direção municipal manterá essa linha”, disse.

Os vereadores Hélio Ferreira e Aladicel Souza destacaram a importância da direção na formulação das políticas do partido em Salvador. “O que defendemos na Câmara Municipal é sempre embasado nos princípios e valores do PCdoB”, frisou Aladilce. “Em quase 100 anos, os comunistas sempre estiveram ao lado de quem mais precisa. Somos diferentes por momentos como esse, de grandes debates e democracia interna”, pontuou. 

Estiveram presentes ainda na Conferência o presidente municipal do PT, Gilmar Santiago; a secretária de Mulheres do governo do Estado, Julieta Palmeira; representantes de movimentos sociais e o secretário nacional de Formação, Adalberto Monteiro, que explanou sobre as teses do 14º Congresso Nacional, marcado para acontecer em novembro. 

No próximo final de semana, os delegados eleitos participam da Conferência Estadual, que será realizada no Sol Bahia Hotel. 

Com informações do PCdoB Bahia


Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;