BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

No aniversário de Lula, deputado Bobô destaca papel do ex-presidente

Lula: 72 anos ao lado do povo brasileiro

 

Amigos e amigas. Hoje, o ex-presidente Lula completa 72 anos. Trata-se de um nordestino que nasceu em Garanhuns, Pernambuco, e viveu a saga da maioria dos brasileiros. Foi para são Paulo tentar uma vida melhor e se tornou metalúrgico. Sua vida se confunde com a história de superação de um povo que vive a desafiar um destino cruel. 

 

Os problemas enfrentados pelos trabalhadores despertaram sua consciência para organizá-los e lutar por dias melhores. Entrou no movimento sindical e, nos anos de 1970, liderou as grandes paralisações, no ABC Paulista, que ajudaram a derrotar a ditadura militar, anos após.

 

Depois de três derrotas, ganhou a eleição presidencial em 2002. A partir dai, a economia (até então em grande dificuldade) e vida da população mais carente deram uma virada espetacular. O País chegou a ter pleno emprego, pois índice de desemprego chegou a apenas 5%. 

 

Lula implantou uma série de políticas sociais, como o Bolsa Família, que tiraram 36 milhões de brasileiros da pobreza. O Luz para Todos, criado em 2003, mudou a vida no sertão e nos rincões do Brasil, assegurando acesso à luz elétrica para mais 15 milhões de brasileiros. 

 

Sua política estudantil permitiu que filhos de trabalhadores, pobres e negros chegassem à universidade. Destacam-se aqui o Prouni, o Pronatec e o Fies. Além disso, criou mais universidades (18) e mais escolas técnicas (422) que todos os seus antecessores. Para se ter uma ideia, a Bahia ficou 60 anos com apenas uma instituição (a Ufba), e hoje tem sete. Era apenas um CEFET (no Barbalho). Hoje são 33 Ifibas.

 

Com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), várias políticas econômicas investiram cerca de R$ 503,9 bilhões até 2010, com prioridade para infraestrutura, saneamento, habitação, transporte, energia e recursos hídricos, entre outros. O Brasil virou um canteiro de obras.

 

Parabéns, Lula. Aos 72 anos, faz uma grande caravana pelo País. Com essa energia e a força do povo, vamos virar esse jogo.



Deputado Bobô  

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;