BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Esporte melhora vida da pessoa autista, revela audiência

Um dia especial para a Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer da Assembleia Legislativa, ao debater a importância do esporte como transformação e inclusão da pessoa autista. A audiência pública, realizada nesta quarta (22), apontou caminhos para a implantação de políticas públicas por parte do Estado. 

Dois grandes momentos marcaram o encontro: a homenagem aos mestres de Jiu-Jitsu Paolo Augusto e Alex Cintra (da equipe Força e Honra), e a apresentação da cantora autista Vivian de Assis, que cantou o Hino Nacional e Trem Bala, de Ana Vilela.

“Este é um assunto de grande importância para milhões de mães, pais e famílias brasileiras. A comissão é um espaço para ouvir a sociedade e transformar suas indicações em ações concretas. Atividades físicas e práticas esportivas ajudam na formação das nossas crianças, especialmente aquelas com autismo”, afirmou o presidente do colegiado, deputado Bobô (PCdoB).

O parlamentar destacou a história de Igor Nogueira, de 21 anos, que é atleta profissional de Jiu-Jitsu desde 2015. Com o apoio da Sudesb, tem vencido várias competições e conquistado medalhas. “Vamos atuar para conscientizar a sociedade. Nosso trabalho na comissão é provocar esses debates e levar as contribuições das audiências para que se tornem políticas públicas. Vamos colocar o esporte como ferramenta de transformação de vidas e política de Estado”, afirmou.

UNIVERSIDADE E DESAFIOS

O professor Euler Penha, do Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (Nape), da Ufba, destacou que a universidade possui professores e alunos autistas, surdos e cadeirantes. “Temos 800 vagas para pessoas com alguma deficiência. É preciso ampliar mais o acesso dessas pessoas às universidades e mais parcerias da academia com as organizações sociais.

Responsável pelo Projeto Fantástico Mundo Autista (FAMA), Patrícia Teodolina destacou a importância da família e listou vários desafios a vencer. “Precisamos de estatísticas sobre o autismo para planejarmos melhor as ações. Temos um centro de referência, mas só atende 15% da população autista, numa realidade em que o tratamento custa R$ 5 mil. Esse pouco acesso compromete as outras inclusões, como no esporte, na escola e no trabalho”, pontuou, enfatizando que é preciso capacitar professores e melhorar as escolas, além de mais espaços públicos para esporte e lazer, e o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão (nº 13.146/15).

Para Vander Santos, diretor do Departamento de Acessibilidade de Lauro de Freitas, o esporte precisa de mais apoio e recursos para ajudar mais as pessoas com necessidades especiais. “Poder público e iniciativa privada devem atuar juntos para mudar essa situação”, defendeu.

MÃES ESPECIAIS

Se a família tem papel relevante no tema, as mães são o porto seguro e o motor desse trabalho, como Marleide Nogueira, mãe de Igor, e Sandra de Assis, mãe de Vivian. “O esporte transformou a vida do meu filho e da minha família. A gente abre mão de quase tudo para se dedicar ao filho autista. Me disseram que ele não falaria e não amarraria o sapato. Hoje, é gratificante ver que ele terminou o Ensino Médio e vai fazer faculdade de Educação Física. Por isso, criamos o projeto Tatame Superação com a equipe Força e Honra, para ajudar outras famílias”, frisou Marleide, lembrando emocionada que, após o Jiu-Jitsu, Igor passou a olhá-la nos olhos e abraçá-la.

Sandra ressaltou que era muito ativa e acelerada na vida. Aí, Deus lhe deu de presente a Vivian. “Foi o que me ajudou a desacelerar para viver esse mundo especial dos autistas. Por ela gostar de música desde pequena, a gente colocou como desafio gravar um CD. Com muita luta, fizemos mil cópias e vendemos nos eventos que participamos”, enfatizou, parabenizando a comissão pela iniciativa.

Por motivos de agenda em Brasília, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) foi representada pela assessora Ana Emília. A parlamentar enviou mensagem parabenizando a audiência e reafirmando seu compromisso com a causa das pessoas com necessidades especiais. 


Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;