BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Projeto de Bobô quer fortalecer turismo comunitário

Atento para a importância do turismo na economia baiana, o deputado estadual Bobô (PCdoB) apresentou, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que institui a política pública de turismo comunitário na Bahia.

 

O parlamentar lembra que essa atividade econômica é reconhecida pelos ministérios do Turismo, Meio Ambiente do Trabalho e Emprego, além da FUNAI, INCRA e ICMBIO. Inclusive tendo sido apoiada através de editais de seleção de projetos e ações de fomento, e na participação em eventos do turismo.

 

“Tem grande importância econômica, cultural, social e ambiental. Pode ser praticado sob o viés de diversos segmentos, como turismo rural, ecoturismo, turismo científico, turismo de eventos, entre outros. Queremos, assim, contribuir para a valorização e o desenvolvimento das comunidades, possibilitando a geração de emprego e renda, e a redução das desigualdades regionais e sociais”, enfatiza.

 

AS COMUNIDADES

 

Pelo projeto, esse turismo poderá ser realizado em áreas que existam povos e comunidades da cidade, do campo, das florestas e das águas: grupos culturalmente diferenciados; que possuem formas próprias de organização social; que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição.

 

Assim, inclui comunidades e terras indígenas; comunidades quilombolas; comunidade de pescadores artesanais; unidades de conservação; favelas e comunidades populares urbanas; comunidades de assentamentos rurais de reforma agrária e do crédito fundiário, reconhecidos pelos órgãos oficiais de reforma e desenvolvimento agrário; comunidades de agricultores familiares reconhecidas pela legislação específica, incluindo as comunidades do alimento do Slow Food e povos e comunidades tradicionais de terreiros.

 

Segundo Bobô, Essa atividade deverá ser realizada, prioritariamente, na forma da economia solidária, sob colaboração de um comitê gestor envolvendo organizações sociais, instituições públicas educacionais, governo e iniciativa privada. E deve ser coordenada pela Secretaria de Turismo.

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;