BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Esporte pode ajudar a melhorar índices da educação, revela audiência

Se o governador Rui Costa definiu como prioridade melhorar os indicadores educacionais no estado, o esporte nas escolas pode ser uma ferramenta essencial. Foi o que revelou a audiência pública realizada pela Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer da Alba, nesta quarta (20). O tema "A importância do esporte nas escolas" foi debatido por deputados, representantes da Secretaria de Educação, Sudesb e federações, além de professores.

"O esporte é uma ferramenta de transformação social e pedagógica, essencial no ambiente escolar e na formação humana. A prática esportiva ajuda no rendimento escolar, contribuindo para estudantes mais concentrados e mais preparados, facilitando a aprendizagem e o bom desempenho nas demais disciplinas", disse o deputado Bobô, presidente da Comissão. 

Segundo o parlamentar, é essencial garantir o esporte mais presente nas escolas. "No processo de educação das nossas crianças e jovens, a Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer fará a sua parte nessa missão", afirmou.

DESAFIOS DO ESTADO

Representando a Secretaria de Educação, Márcio Gomes lembrou que o governo tem desenvolvido várias políticas para a juventude e destacou a boa relação com a Sudesb. "São vários projetos em conjunto, visando atrair e manter os alunos na escola. Uma boa notícia é a volta dos Jogos Escolares, que estimulará a prática esportiva durante o ano", informou.

O gestor também ressaltou o trabalho do governo para reformar e recuperar escolas e equipamentos esportivos. "A Secretaria fará esforços para a formação de professores e para implantar ações transversais entre educação e esporte", pontuou.

Falando pela Sudesb, Álvaro Gonçalves, reforçou as ações conjuntas da autarquia com a secretaria. "Temos grandes desafios, além de manter os projetos em curso. A atividade esportiva na escola é fator essencial para a manutenção das crianças no ensino", ponderou, parabenizando a comissão pelo trabalho.

Coordenador de Esporte da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Gustavo Miranda lembrou que o desmonte das políticas esportivas pelo atual governo federal afeta os estados. "Ainda bem que temos um governo que pensa diferente e quer avançar nesse segmento. Vamos levar esse debate aos Território de Identidade", frisou.

O diretor de Esporte da Prefeitura de Feira de Santana, Emerson Brito falou da experiência no município. "Realizamos as Olimpíadas Estudantis com mais de 80 escolas e 5 mil inscritos, além de promover 30 eventos na cidade. Bom seria se tornar a prática esportiva obrigatória nas escolas, por sua importância", destacou.

PROFESSORES ENGAJADOS

Fundamentais nesse processo, vários professores falaram dos desafios. "Que a nossa voz chegue ao governo. É importante a requalificação de quadras e ginásios para um bom trabalho, além de rever a carga horária dos profissionais de Educação Física", defendeu Everton Mascarenhas, professor do colégio João Caribé, no Subúrbio.

Segundo o professor de judô do Colégio Abílio César Borges (Cidade Baixa), Francisco Neto, é essencial tornar mais efetivas as políticas educacionais. "O trabalho das Bases Comunitárias de Segurança são bons exemplos e devemos melhorar os esportes coletivos nas escolas públicas", afirmou.

Para o professor Davi dos Santos, da Karatê Club, é importante incluir o esporte na grade curricular. "Artes marciais ajudam na disciplina dos jovens, que precisa aprender também a parte teórica e filosófica", frisou.

Professor do Colégio Edson Carneiro, Marielson afirmou que o Plano Estadual de Educação é bom, mas tem que melhorar o planejamento e a execução para motivar profissionais e alunos.

Ex-presidente do Cref (Conselho Regional de Educação Física) e gestor na Sudesb, Paulo César enfatizou a necessidade de se organizar os calendários das modalidades esportivas. "É importante também fazer parceria com o Sesi, que possui vários equipamentos pouco utilizados", lembrou.

DEPUTADOS ENVOLVIDOS

Os parlamentares presentes no evento se comprometeram a ajudar nesse processo. "Com os governos de Lula e Dilma, e de Wagner e Rui na Bahia, avançamos em muita coisa. Agora, temos retomar os jogos escolares e melhorar as escolas e seus equipamentos esportivos", disse Zó (PCdoB). 

Rogério Andrade Filho (PSD) ressaltou a necessidade de mais equipamentos esportivos e se dispôs a levar o debate para as regiões do Recôncavo e Baixo Sul. Tiago Correia (PSDB) lembrou das boas ações da Sudesb no esporte e pediu maior atenção para o esporte feminino. 

Capitão Alden (PSL) destacou o trabalho das Bases Comunitárias de Segurança, que desenvolve centenas de projetos nas comunidades. Fátima Nunes (PT) defendeu um maior orçamento para o esporte e um maior uso de equipamentos ociosos pelas escolas.

FAMÍLIA E TRABALHO SOCIAL

Responsável por uma escolinha de futebol, o ex-jogador do Bahia Zé Carlos destacou a necessidade de envolver as famílias e de preparar os profissionais para lidar melhor com os jovens.

O representante da Federação de Baleado da Bahia, Mateus Mônaco, falou das parcerias que a entidade tem feito com escolas, Polícia Militar e prefeituras, para desenvolver trabalhos sociais através da modalidade esportiva.

Ao final, o deputado Bobô agradeceu a presença de todos e lembrou que todas as sugestões serão encaminhadas, pela Comissão, ao governo.




Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;