BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Deputado Bobô discute Turismo Comunitário na Setur

O desenvolvimento do turismo comunitário na Bahia foi pauta da reunião entre o deputado estadual Bobô (PCdoB), o secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco e membros da Rede Baiana de Turismo Comunitário: prof. Alberto Viana, Ananias Nery, Gabriel Dias e Carlos Luz.

 

O encontro foi marcado para discutir ações que garantam a implementação da Lei Estadual 14.126/2019, de autoria do deputado Bobô.

 

A Lei institui a Política Estadual de Turismo Comunitário na Bahia e determina que a atividade pode ser desenvolvida por comunidades populares urbanas, indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, povos de terreiros, dentre outros.Para isso, prevê a formação de um comitê liderado pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), com participação de organizações da sociedade civil e instituições públicas, dentre outras medidas.

 

Favorável à criação do Comitê, o secretário sugeriu na audiência alguns atos que possam dar maior visibilidade ao tema. “Temos o papel importante de fomentar o turismo nessas comunidades, gerando oportunidades de trabalho e distribuição de renda. É necessário pensar em mecanismos que promovam mais a lei e a prática dessas atividades.”, afirmou. 

 

Para o deputado, “o grupo de trabalho formado também por outros órgãos governamentais, além da Setur, pode tornar a lei mais eficaz à medida que incorpora à atividade turística outras oportunidades como ações voltadas para a economia solidária”, concluiu.

 

Na oportunidade, o líder comunitário Ananias e os educadores sociais Gabriel e Carlos também apresentaram os projetos de turismo da Rota da Liberdade (Cachoeira) e Rede de Protagonistas em Ação de Itapagipe (Salvador). 

 

Na audiência, ficou definido que ocorrerá um novo encontro no início do próximo ano, dessa vez com a participação de representantes de outras secretarias, para que sejam identificados em rede, os melhores caminhos para tornar a lei efetiva, bem como discutir condições e melhorias para o exercício do Turismo Comunitário.



CURIOSIDADES

 

A Rota da Liberdade foi criada há cerca de 10 anos e hoje recebe a visita de aproximadamente 3 mil turistas por mês. Os frequentadores costumam participar do processo de preparação da farinha de mandioca, xarope de ervas medicinais, azeite de dendê e, até mesmo, cultivo de ostra. A hospedagem é oferecida nas casas dos moradores. 

 


“Quem procura fazer turismo comunitário quer experiências únicas, ou seja, deseja conhecer de perto cada detalhe da comunidade. Na Rota da Liberdade eles não vão apenas comer o acarajé. Vão saber como é feito”, explicou o líder comunitário.

 


A Rede de Protagonistas em Ação de Itapagipe (Reprotai) tem atraído visitantes desde 2008, em especial estrangeiros. Eles apresentam a forma de viver, a gastronomia e as manifestações culturais. São cerca de 350 pessoas por ano. Somente entre junho e agosto, o projeto recebeu 92 jovens franceses.

 


Aproximadamente 70 comunidades baianas estão organizadas em rede, na atualidade, para empreender atividades no segmento, sob regulamentação da lei citada. Destas, 38 atuam ativamente no receptivo de turistas. Uma delas é a Rota da Liberdade, composta por 18 comunidades quilombolas do município de Cachoeira, no Recôncavo baiano.


Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;