BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Novos leitos estaduais equivalem a cinco hospitais de Salvador

O cuidado com a saúde dos baianos que moram em Salvador pode ser visto na gestão humana e eficiente, além de números expressivos do governo estadual. “Já investimos mais de R$ 800 milhões na ampliação, modernização e reforma da rede de saúde de Salvador e sua Região Metropolitana”, pontua o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas. 

 

Ainda segundo o gestor, são mais de 600 novos leitos com a construção do HGE-2, Hospital da Mulher e Couto Maia, além das ampliações do Roberto Santos, Ernesto Simões, Eládio Lasserre e Alaíde Costa. Estão previstos para abril o Hospital Metropolitano e a nova Maternidade João Batista Caribé, no subúrbio, totalizando mais 400 leitos hospitalares. 

 

“Esses novos 1.000 novos leitos hospitalares representam cinco hospitais municipais de Salvador (210 leitos). Só na atenção primária à saúde na capital, o governo estadual está construindo 02 policlínicas, 06 Unidades Básicas de Saúde e 02 Centros de Atenção Psicosocial (CAPS)”, lembra.

 

Fazer mais e acabar indicadores ruins

 

São ações que fortalecem a saúde em Salvador, além de tudo que tem sido feito em todo o Estado. Porém, é preciso fazer mais para reduzir dados preocupantes que ainda persistem em nossa capital.
Estudo do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da ONG Contas Abertas mostra que somos a última do Nordeste e penúltima capital no ranking nacional de cobertura de Saúde da Família, com apenas 29,91%, segundo dados do Ministério da Saúde.  

 

Na capital baiana, 70% da população não tem uma equipe de saúde da família para atendê-la; 86% não tem assistência de uma equipe de saúde bucal; 43% das gestantes tiveram menos de 7 consultas de pré-natal (o mínimo recomendável); 180 pessoas são internadas por mês devido à falta de acompanhamento adequado na atenção básica

 

O Estado assume várias responsabilidades da Prefeitura, mesmo sem receber recursos federais para manutenção dos Postos de Saúde, por exemplo. O Município recebe, mas só atende 1/3 da população. 

 

UNIDADES DE SAÚDE DO ESTADO NA CAPITAL (fonte: Sesab)

 

• 27 equipamentos de média e alta complexidade

• Custeio mensal: R$ 127,2 milhões

• Hospitais Gerais: 06 unidades

• Unidades de emergências: 04 unidades

• Maternidades: 05 unidades

• Hospitais Especializados: 05 unidades

• Hospitais Psiquiátricos: 02 unidades

• Centros de Referência: 05 unidades

• Leitos: 3.118, sendo 303 UTIs

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;