BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Importância da Bahia para o Brasil e o Nordeste é destacada por Bobô

Um estudo da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Sociais da Bahia (SEI) revela a importância da Bahia nas economias do Brasil e, especialmente, do Nordeste. Os dados são comparativos de 2017 e 2018.

Nosso estado é  a sétima economia do País e tem o maior número de agricultores familiares do Brasil (665.831 estabelecimentos). Em 2017, a Bahia produziu R$ 268,7 bilhões em riquezas, representando 4,1% do PIB brasileiro e 28,2% e do PIB nordestino.

“Seguramente, esse sucesso tem a ver com a força dos baianos, trabalhadores, agricultores e empresários. Nosso povo é muito trabalhador, capaz de superar as dificuldades com criatividade, esforço e muita dedicação no que faz”, pontua o deputado estadual Bobô (PCdoB).

ATENÇÃO

Entretanto, é preciso atenção a problemas que surgiram. Dados da SEI também mostram que, ao mesmo tempo, houve aumento da balança comercial de 9,1% em 2018 (comparado ao ano anterior) e queda da participação dos grandes setores na economia, entre 2010 e 2017: agropecuária (de 7,9% para 6,7%) e indústria (de 27,7%% para 22,4%).

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Para Bobô, a atenção é importante, pois um dos desafios atuais é promover a geração de empregos e renda. “Especialmente nas regiões mais carentes de políticas públicas. Por isso, tenho defendido, na Assembleia Legislativa e em outros espaços, políticas de desenvolvimento regional, valorizando as potencialidaes locais e dos territórios de identidade. Economia regionalizada e dinâmica pode atrair mais investimentos e novas empresas”, afirma.

Segundo o parlamentar, é essencial estimular e valorizar empresas, empreendedores e recursos dos municípios. “Melhoramos em muitos aspectos, mas temos ainda 75% da arrecadação de ICMS na Bahia concentrados em Salvador e Região Metropolitana, bem como mais de 50% do nosso PIB. Assim, é importante a descentralização das atividades econômicas para beneficiar o estado como um todo, com investimentos em todas as regiões”, defende o deputado.


Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;