BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Deputado Bobô destaca papel do Estado e do governador contra pandemia

Na crise do coronavírus, uma reflexão importante é sobre o papel do Estado na vida das pessoas em 
momentos difíceis.É comum se dizer que o que é do governo não presta e tem que ser privatizado.

 

 

 

 

 

Agora, podemos ver que não é bem assim. É só imaginar como seria hoje sem o SUS, sem o Congresso ter aumentado o valor da renda emergencial para R$ 600,00 e aprovado projeto para ajudar estados e município, e sem a União (após muita pressão) colocar dinheiro para as empresas.

 

Segundo o deputado estadual Bobô (PCdoB), o que está ajudando a população nesse momento vem da coisa pública. "Primeiro, a saúde e a importância  do SUS. Com todos os problemas que tem (mais de gestão), nos garante o direito à saúde universal e gratuita. Foi levado como exemplo para os EUA pelo ex-presidente Barack Obama mas, infelizmente, não foi implantado", pontua. 

 

Para o comunista, o SUS é considerado um dos maiores sistemas públicos existentes, que vai do 
atendimento ambulatorial ao transplante de órgãos. "Na linha de frente, para salvar a vida de milhares de pessoas, estão médicos e enfermeiros", destaca, lembrando de outros servidores públicos, como policiais, guardas municipais e outros profissionais.

 

CAIXA E GOVERNADOR

 

O parlamenter chama atenção para o papel da Caixa. "É esse banco público que tem garantido políticas de habitação, juros mais baixos e, na pandemia, faz chegar a renda emergencial às pessoas. O problema das filas não é da instituição, mas da falta de comando do governo federal. Aliás, tentam esvaziar o seu papel para justificar possível privatização", enfatiza.

 

Segundo o deputado, o governo poderia ter envolvido outros bancos públicos e bancos privados para 
descentralizar o pagamento. "Isso ajudaria reduzir o tempo de espera e as filas, impedindo imagens tristes de pessoas dormindo na chuva para serem atendidas no outro dia", pondera, preocupado com a segunda parcela do benefício, já atrasada. 

 

De acordo ainda com Bobô, liderança política no combate à crise também conta muito. "Enquanto vemos um presidente sem conseguir unir o País, os governadores tomaram medidas importantes, como na Bahia. O governador Rui Costa venceu a inércia do governo federal, encaminhou projetos importantes para a Assembleia Legislativa (todos aprovados) e lidera essa luta conversando com os prefeitos (muitos da oposição). Une a Bahia em uma só linha de ação", destaca.

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;