BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Julho Amarelo: deputado Bobô alerta sobre o combate às hepatites virais

Conscientizar a população baiana sobre a importância da prevenção e combate às hepatites virais é o objetivo da Lei 13.967/2017, que estabelece no estado o “Julho Amarelo”. A iniciativa é resultado de um projeto de lei do deputado Bobô, sancionado em 2017 pelo governador Rui Costa.

 

As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado e, na maioria dos casos, evoluem durante décadas de forma silenciosa, ou seja, sem sintomas clínicos. Em razão do número de pessoas infectadas, é considerada umas das maiores preocupações da saúde pública no país. 

 

Para o deputado, mesmo em tempos de coronavírus e necessidade de distanciamento social, não dá para esquecer das hepatites.  “Estamos vivendo um momento inédito de crise sanitária provocada pela pandemia, mas não podemos desconsiderar que os demais agravos à saúde continuam presentes e se propagando. Por isso, ações como o Julho Amarelo para discutir e apresentar medidas de prevenção e controle das hepatites são importantíssimas no enfrentamento da doença”.

 

Por que Julho

 

A escolha do mês de julho para o mês de combate às doenças hepáticas faz referência ao dia 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.

 

Números das hepatites

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 350 milhões de pessoas no mundo todo vivem infectadas pelas hepatites B e C, sendo responsável por mais de 1,4 milhões de mortes anuais, e sendo considerada a segunda doença infecciosa que mais mata, abaixo somente da tuberculose, além de apresentar mais de nove vezes mais pessoas contaminadas do que o HIV.

 

No Brasil, dados do último boletim epidemiológico datado de julho de 2019 revelam que, entre 1999 e 2018, foram notificados 632.814 casos confirmados de hepatites virais, sendo 26,4% referentes a hepatite A, 36,8% aos de hepatite B, 36,1% aos de hepatite C e 0,7% aos de hepatite D. A Bahia é o estado do Nordeste com maior número de mortes por Hepatite B desde 2000.

Prevenção

 

As principais medidas de controle das hepatites virais de transmissão sanguínea e sexual passam pelo incentivo ao uso do preservativo nas parcerias sexuais e o não compartilhamento de objetos perfurocortantes como lâminas, seringas, alicates, dentre outros.

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;