BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Audiência pública em Santo Antônio aponta caminhos para o esporte

Na tarde desta sexta (8), a Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus ficou lotada de desportistas na audiência pública que debateu políticas públicas para o esporte. Autor da iniciativa, o vereador Sargento Vinícius (PSD) destacou que é o momento de valorizar o segmento no município e na Bahia. “O Brasil vivenciou a Copa do Mundo e aguarda os Jogos Olímpicos no Rio, em 2016, eventos importantes para estimular a prática esportiva. Aqui a gente tinha várias competições, mas que acabaram. O pouco que se faz é graças a pessoas que amam o esporte. Vamos buscar o diálogo com os poderes públicos para mudar essa realidade”, disse. 

 

Em sua participação no evento, o deputado Bobô (PCdoB) lembrou de ex-atletas que se tornaram políticos e defendem políticas para o esporte, que “tem importância na vida das pessoas e pode transformar vidas”. O parlamentar destacou ainda o trabalho feito pela Sudesb, sob a condução de Elias Dourado, no apoio e promoção de iniciativas por toda a Bahia. “Seguramente, a audiência é um passo importante para fortalecer o esporte amador e, também, profissional em Santo Antônio de Jesus, que precisa voltar a ser protagonista na região”, afirmou, defendendo o funcionamento do Conselho Municipal de Esporte. 

 

Bobô também falou das ações quando estava à frente da Sudesb, como a implantação de equipamentos públicos em várias cidades e o estímulo ao funcionamento do Conselho Estadual de Esporte. Para o deputado, a base de tudo está na escola. “O governado Rui Costa afirmou que vai dar atenção ao esporte educacional. Cabe a nós, desenvolvermos ações que ajudem também”, declarou, pontuando seus projetos na área, como o que obriga as empresas que ganham isenção fiscal a apoiarem os programas Faz Cultura e Faz Atleta; o que exige construção de ciclovias em perímetros urbanos nas cidades baianas e o que preserva os campos de várzea. 

 

O superintendente da Sudesb, Álvaro Oliveira esclareceu como o órgão atua e como as entidades podem demandar projetos. “Realizamos convênios com prefeituras e entidades esportivas, sempre vinculando esporte e inclusão social. Basta ter bons projetos, que ajudem a fortalecer a prática esportiva nas cidades baianas”, frisou, destacando o papel da Adecoarte, entidade do município que está sempre em contato com a Superintendência. 

 

Problemas e alternativas 

 

Os participantes da audiência passaram a relatar os problemas enfrentados e propor caminhos para superá-los. “É importante a ação da Sudesb ao espalhar ações por toda a Bahia e em várias modalidades esportivas. A Bahia precisa de um centro olímpico. Fortalecer o esporte é formar bons cidadãos e garantir inclusão social”, frisou o vereador Dr. Francisco (PRP). 

 

Para o vereador Chispita (PSD), o esporte é o melhor caminho para tirar os jovens das drogas e da criminalidade. “O maior desafio é fortalecer a prática esportiva no município e podemos contar, agora, com o deputado Bobô na Assembleia Legislativa”, afirmou. 

 

O secretário municipal de Esporte, Murilo Miranda, ressaltou que a Prefeitura tem apoiado várias atividades esportivas e que solicitou a reforma do Ginásio Municipal. “Assim, nossa juventude terá um novo equipamento para usufruir e desenvolver cidadania”, pontuou, destacando a trajetória vitoriosa de Bobô como atleta, gestor da Sudesbe e, agora, como deputado. 

 

O professor de Boxe, Edson Dias, lembrou que Idiusan Matos, o Chibata, campeão brasileiro de boxe (categoria leve), é o maior exemplo de que esporte gera campeões e cidadania. O professor Geo “Pica-Pau mostrou sua preocupação com o fortalecimento do esporte educacional e pediu mais apoio da Sudesb. 

 

Para a jogadora de futsal Mamusca, é essencial trabalhar o esporte em três dimensões: alto rendimento, educacional e lazer. “Um município grande como o nosso precisa ter áreas de lazer”, defendeu. O mestre de capoeira Jorge Patuá reclamou da falta de apoio do poder público para o segmento, mas soube da Sudesb o que tem sido feito: “Temos um projeto junto com a Secretaria de Desenvolvimento Social que apoia a capoeira, com recursos de R$ 6 milhões. Mais de 10 mil capoeirista foram contemplados”, esclareceu Álvaro Oliveira. 

 

Professor de karatê, CQC destacou o apoio da Sudesb através do Faz Atleta. “Vou disputar o campeonato brasileiro em Tocantins e consegui ajuda. É importante que o Orçamento municipal destine mais verba para o esporte”, defendeu. 

 

Os representantes do esporte para deficientes visuais Pedro e José Barreto pediram maior atenção com os atletas portadores de necessidades especiais e souberam de Álvaro Oliveira da parceria entre a Sudesb e a Associação do Esporte Adaptado. 

 

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Valdemir, considera importante o município ter um calendário esportivo durante o ano. Já o professor de futebol Carlinhos defendeu o fortalecimento dos Jogos Abertos do Interior. “Formamos vários campeões aqui no município, que precisam ser valorizados”, frisou. 

 

Para Tino Alves, radialista e praticante de basquete, é fundamental criar escolinhas de várias modalidades esportivas para envolver crianças e jovens. O vice-campeão do Nordeste de MotoCross, Eugênio Souza, pediu apoio para a reforma da pista de treino na cidade. “É uma área particular que pode ser devolvida a qualquer momento. Se o município doar um terreno, será bem melhor”, declarou.


Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;