BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Dia da Baiana de Acarajé é destacado pelo deputado Bobô

Para marcar o Dia Nacional da Baiana de Acarajé, celebrado neste 25 de novembro, o deputado estadual Bobô (PCdoB) encaminhou, à Assembleia Legislativa da Bahia, Moção de Aplauso para homenagear um dos mais fortes símbolos da nossa cultura.

 

Segundo o documento, a data homenageia a importância histórica e cultural da figura da baiana de acarajé, uma das mais populares do Brasil e cartão postal da Bahia. “É importante lembrar que a luta dessas valiosas mulheres fez a profissão ser oficializada com o decreto de Lei Municipal de Salvador, nº 12.175/1998. As baianas são consideradas, desde 2004, Patrimônio da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (IPHAN). Em 2012, elas foram reconhecidas como Patrimônio Imaterial da Bahia pelo então governador Jaques Wagner, e tiveram seu ofício incluso no livro de Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer, do IPAC. Além disso, possuem o título de Patrimônio Cultural de Salvador”, pontua o parlamentar. 

 

O comunista ressaltou ainda que a profissão de quituteira é regulamentada pela Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares do Estado da Bahia (ABAM). “Além de responsáveis pela venda de acarajé e outras iguarias da culinária afro-baiana, são mulheres lutadoras, de maioria negra e identificadas com as religiões de matriz africana”, destaca. 

 

Bobô destacou que esse simbolismo fez com que o cantor e compositor baiano Dorival Caymmi exaltasse essa figura singular com a música "O que é que a baiana tem?". Também foi cantada por grandes intérpretes, como Carmem Miranda, Maria Bethânia e Ari Barroso. Chegou ao cinema com Aurora Miranda e a baiana "Iaiá", no misto de animação e filme The Three Caballeros, de Walt Disney (Você já foi à Bahia?, no Brasil). E foi exaltada por outra expressão artística: a arte plástica, como os artistas plásticos Carybé e Santi Scaldaferri.

 

Nossas homenageadas também estão no Mapa das Baianas, no site www.oyadigital.com.br. O projeto é fruto da parceria entre a Associação das Baianas de Acarajé (ABAM), o IPHAN e o Instituto Palmares, e lhes assegurou maior visibilidade. “Nessa celebração, reafirmamos o compromisso do nosso mandado de buscar a melhoria das condições de vida e trabalho dessas profissionais, bem como o respeito dos poderes públicos as suas tradições”, declara.

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;