BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Deputado Daniel aprova veto ao financiamento empresarial de campanhas

O Congresso Nacional manteve o veto presidencial ao trecho da lei da reforma política que permitia o financiamento empresarial de campanhas eleitorais. O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), que participou da comissão que analisou a reforma política, avalia como positivo o resultado da votação.

 

O deputado disse que o resultado da votação está  em sintonia com a sociedade e harmonia com o Poder Judiciário. O veto seguiu decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) que estabeleceu como inconstitucional o financiamento privado de campanhas por empresas.  Ao vetar a matéria, a presidenta Dilma Rousseff argumentou que o texto “confrontaria a igualdade política e os princípios republicano e democrático”. 

 

Sobre a aplicação do novo modelo de financiamento das campanhas nas eleições do próximo ano, o parlamentar acredita que “seguramente vai exigir um atuação cidadã de quem é candidato e de todos os agentes políticos que se envolvem na campanha e vai se traduzir em uma diminuição de custos de campanha e redução do pape do poder econômico, que o financiamento empresarial propicia, garantindo maior igualdade na disputa.” 

 

Eram necessários 257 votos para derrubar o veto, mas somente 220 deputados votaram a favor da derrubada. Outros 190 votaram a favor.

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;