BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Serviços de saúde e segurança são ampliados na Micareta de Feira

A exemplo do Carnaval de Salvador, quando diversos serviços públicos são disponibilizados - antes mesmo do início da folia - para garantir conforto e segurança aos foliões e trabalhadores, o Governo do Estado preparou uma série de ações pars o período da Micareta de Feira de Santana, que começa nesta quinta-feira (23) e prossegue até domingo (26), na Avenida Presidente Dutra. A previsão é de 1,2 milhão foliões na festa.

 

Na área da segurança pública, 5,7 mil policiais civis e militares e bombeiros atuarão no circuito e nasdemais localidades de Feira de Santana, em especial, nas estações de transbordo e pontos de ônibus com grande fluxo de passageiros. De acordo com o comandante do Policiamento da Região Leste, coronel PM Adelmário Evangelista, além das rondas a pé, será feito policiamento motorizado, com 60 motos e 35 viaturas, e ainda 37 PMs da polícia montada.

 

Outro ponto destacado pelo comandante são os 15 portais de acesso ao circuito que, segundo ele, serão controlados por policiais munidos de detectores de metais. “O planejamento da Micareta de Feira começa quando termina a Micareta anterior. Pensamos na cidade como um todo. Será uma festa tranquila porque será bem monitorada, com 200 câmeras de videomonitoramento, parte delas instaladas no circuito”.

 

Urgência e emergência 

 

Referência em atendimentos de urgência e emergência na região de Feira de Santana, o Hospital Clériston Andrade  ampliará o número de profissionais nos quatro dias de festa. Segundo o diretor da unidade de saúde, José Carlos Pitangueiras, “a determinação do governador Rui Costa e do secretário [da Saúde] Fábio Vilas-Boas, é que possamos prestar um serviço de excelência. Vamos ter aumento de 20% no quadro de profissionais”.

 

Pitangueiras observou ainda que entre os plantonistas escalados para atuar no hospital estão cinco ortopedistas, sete cirurgiões gerais, três anestesistas e clínicos, além das equipes de enfermagem e fisioterapeutas. “Daremos cobertura tranquilamente aos politraumatizados”.

 

Vistoria dos trios

 

Outras ações realizadas pelo governo estadual no evento são a vistoria dos trios elétricos e a capacitação dos condutores de trios, ambas realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). O assessor técnico do Detran, major PM Luide Souza, disse que cada trio recebe um adesivo da vistoria. Já os motoristas, após concluírem a participação no curso, recebem uma carteira de identificação.

 

No posto de serviços montado na área externa do Centro Cultural Amélia Amorim, também na Avenida Presidente Dutra, de acordo com Souza, será possível dar entrada na segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e ainda fazer consultas sobre pontos acumulados na CNH e multas pendentes do veiculo.

 

Ele informou também que haverá distribuição de material informativo sobre os riscos de misturar bebida alcoólica e direção. “A campanha 'Balada Consciente' já está nas ruas, com um grupo de artistas fazendo performances, para conscientizar as pessoas de que não devem beber e dirigir”.

 

Combate à intolerância religiosa

 

Ações de enfrentamento ao racismo e de combate à intolerância religiosa estão programadas para o evento. A iniciativa é associada à campanha ‘Cultura Negra Viva’, que tem o objetivo de valorizar a presença e as contribuições da comunidade negra para a festa popular, além de disseminar o respeito à diversidade de identidades entre os foliões. 

 

Um posto instalado no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no circuito Maneca Ferreira, funcionará todos os dias da folia, oferecendo informações e recebendo denúncias de casos de racismo, sob coordenação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. 

 

Fonte: Secom


Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;