BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Governo apoia 15ª edição do projeto Voluntários do Sertão

Moradores do semiárido baiano têm acesso a atendimentos de saúde de diversas especialidades durante a 15ª edição do projeto Voluntários do Sertão, realizada no município de Condeúba e que recebeu a visita do governador Rui Costa nesta quarta-feira (22). Trabalhadores voluntários, como médicos, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros, dentistas, motoristas, cozinheiros e auxiliares administrativos participam da iniciativa. 

 

Em parceria com o Governo do Estado, vão ser realizadas 700 cirurgias de catarata, entre outros procedimentos. A ideia do grupo é promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos baianos por meio da assistência social, nutricional e de saúde, além de incentivar o voluntariado como importante ferramenta de transformação social. Nesta edição do projeto, os atendimentos continuam até sexta (24) - a pedido dos profissionais, alguns serviços foram estendidos até sábado (25). Na visita à cidade, o governador também assinou ordens de serviço para a implantação de sistema de abastecimento de água, que beneficiará a população da região. 

 

Palestras

 

Além das cirurgias, os moradores de Condeúba e região têm acesso a atendimentos dermatológicos, odontológicos, exames - a exemplo de mamografia -, medicamentos, óculos de grau, e ainda podem assistir palestras educativas e receber kits de saúde e higiene pessoal. Criado em 2000, o projeto foi idealizado pelo empresário Doreedson Pereira e começou distribuindo brinquedos e cestas básicas no distrito de Alegre, em Condeúba, no sudoeste do estado. Hoje são cerca de 350 profissionais, distribuídos em 12 frentes de atendimento, organizados para prestar o serviço de qualidade a  maior número de pessoas. 

 

"As parcerias são super importantes e envolvem desde os trabalhadores, como faxineiros dos consultórios, até prefeituras, governos estadual e federal. Isso tudo porque essa estrutura que foi montada aqui e em outros lugares representa custo, mas nosso maior patrimônio aqui é a nossa mão de obra", explicou o idealizador do projeto, conhecido pelos pacientes e profissionais como Dorinho.

 

Inspiração 

 

Os moradores que procuraram atendimento nesta quarta (22) foram cumprimentados pelo governador Rui Costa, que acompanhou de perto os serviços oferecidos pelos Voluntários do Sertão. Ele visitou a Escola Municipal Alcides Cordeiro - onde são realizados os atendimentos médicos -, a carreta de serviço de mamografia, o odontomóvel, o centro cirúrgico de oftalmologia, e também conferiu a entrega de medicamentos e óculos. 

 

Segundo o governador, a iniciativa impressiona e já serviu de inspiração para o trabalho do Estado. "Foi através dessa ação que elaboramos o programa estadual ‘Saúde em Movimento’, que presta diversos atendimentos de maneira itinerante, como estamos fazendo agora, por exemplo, em parceria com as Bases Comunitárias de Segurança, tanto em Salvador, quanto no interior do estado. Além disso, acreditamos e apoiamos a ideia dos Voluntários. Vários serviços aqui estão sendo remunerados pelo governo, como forma de ajudar a ampliar esse atendimento, que já é muito grande”. 

 

Para a oftalmologista Denise Leite, oferecer o serviço a quem nunca teve acesso é um privilégio para os profissionais. "É uma honra poder participar desse programa e atender pessoas tão carentes de municípios distantes que vêm aqui  fazer as consultas e tratamentos", afirmou pouco antes de atender a auxiliar administrativa Ednalva Novais. Depois de passar pelo ortopedista, Ednalva esperava atendimento com a oftalmologista e ainda planejava fazer outras consultas. "Eles são maravilhosos e muito atenciosos. Vou aproveitar enquanto [eles] estiverem aqui para tentar outras consultas". 

 

Visita a escolas

 

Como tem feito em todas as cidades do interior que visita, Rui Costa conheceu as instalações do Colégio Estadual de Condeúba, frequentada por alunos do ensino médio, além de estudantes do projeto Ensino Sem Fronteiras - voltado para moradores da zona rural concluintes do ensino fundamental - e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Ele esteve também no Colégio Municipal Eleotério Tavares, onde foi recebido com homenagens e apresentação de dança de alunos na quadra da escola.

 

O governador falou com a comunidade escolar local, entre professores, alunos, pais e gestores sobre o programa Pacto pela Educação, lançado no mês de março em parceria com as prefeituras do interior e da capital, para avanços no ensino público na Bahia. Rui Costa ainda conheceu as salas de aula, diretoria, secretaria, biblioteca, laboratório de informática e quadra dos dois colégios. "Como sempre, faço questão de passar pelas escolas de todos os municípios [que visito] para reforçar o nosso compromisso com a educação do estado e fortalecer as parcerias com as famílias, professores, estudantes e as prefeituras”. Ainda na oportunidade, Rui visitou o Centro de Treinamento e Educação Ambiental. 

 

Fonte: Secom

 

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;