BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Governo discute ações do Pacto pela Educação com secretários municipais

Um seminário reúne nos dias 28 e 30, em Salvador, os secretários municipais de Educação para discutir as ações a serem desenvolvidas entre o Estado e os municípios baianos como parte do Programa Educar para Transformar - um Pacto pela Educação. Promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o evento acontece das 8h30 às 17h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela.

 

As ações reforçam o regime de colaboração entre Estado e municípios para a integração das políticas estaduais e municipais voltadas, principalmente, à alfabetização e letramento das crianças na idade certa e à alfabetização de jovens e adultos. Com isso, o Estado deverá ampliar o suporte aos municípios, por meio de assessoramento técnico, para a organização da educação municipal. 

 

A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA), Gelcivânia Mota, secretária de Educação de Serrinha, destaca a importância do diálogo, enfatizando que “o nosso foco é debater as políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da educação”.

 

Outro ponto do evento é o apoio da secretar para a criação e a avaliação dos planos municipais de educação, além da articulação para o desenvolvimento do Plano de Ações Articuladas (PAR), do governo federal, incluindo a gestão educacional, a formação de educadores e as práticas pedagógicas.

 

Projetos 

 

Os secretários municipais também serão subsidiados com informações e instrumentos sobre a Educação Profissional, que tem a oferta interiorizada conforme as demandas socioeconômicas e ambientais dos territórios de identidade. A proposta da rede estadual de educação profissional é formar os jovens e trabalhadores em cursos que atendam a essas demandas para que tenham condições de trabalhar e permanecer em seus locais de origem. Atualmente, mais de 123 municípios baianos, em todos os 27 territórios de ientidade, oferecem cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional.

 

Outros assuntos do seminário são os projetos que poderão ser absorvidos pelos municípios, como o Sistema de Gestão Escola (SGE) e os projetos educacionais, a exemplo do Ciência na Escola e do Gestar, este último direcionado ao aprendizado de Língua Portuguesa e Matemática, além do Programa Todos pela Alfabetização (Topa).

 

Fonte: Secom


Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;