BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Encontro Interterritorial de Juventude do Oeste Baiano discute políticas pú

Durante dois dias, no município de Barreiras, a juventude do Oeste baiano discutiu e definiu propostas de políticas públicas a serem apresentadas nas conferências Estadual e Nacional de Juventude. As ideias extraídas do encontro serão defendidas na Conferência Estadual, em Salvador, pelos delegados e delegadas eleitos para representar a região. De lá, uma proposta ampla e unificada será levada para a Conferência Nacional, em Brasília, no mês de dezembro. Na pauta das discussões, o protagonismo juvenil e a transversalidade das políticas para juventude nas áreas de educação, saúde, cultura, desenvolvimento urbano, transportes, entre outros temas, norteiam as discussões que seguem até o final da tarde desta terça-feira (22).


O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, participou da abertura do evento, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), na segunda-feira (21). Reis falou sobre a importância da participação e do protagonismo juvenil no processo de transformação social para garantia de direitos fundamentais. “Precisamos disputar as mentes e os corações das nossas crianças e jovens e reconstruir esse tecido social desgastado, com a perda de valores morais, éticos e a desagregação das famílias. Precisamos ocupar esse espaço vazio, e vocês são esses novos líderes. É essa opção que cada um de nós faz, individualmente, que influenciará nesse processo".


Para o presidente do Conselho Estadual de Juventude, Agnaldo Almeida, a política de participação social proporciona o rejuvenescimento da representação política. “Nesse momento, o engajamento político é a melhor proposta para o combate à corrupção”, afirmou. Representante dos territórios de identidade que compõe a região oeste do estado, Samanta Gadelha também acredita no protagonismo juvenil como forma de consolidação de políticas para o segmento, “esse é um espaço de construção, é uma oportunidade para falarmos diretamente com os governos, estadual e federal, e fazermos com que essas políticas aconteçam de verdade nos nossos municípios”.


Representatividade feminina


A novidade da terceira edição das conferências territoriais fica por conta da eleição direta de 27 mulheres jovens de povos e comunidades tradicionais, que representarão cada Território de Identidade Baiano na Conferência Nacional. No encontro interterritorial da região Norte, sediado em Juazeiro nos dias 17 e 18 de setembro, foi eleita a jovem indígena da etnia Kaimbé, Maria Fernanda Martins, da comunidade indígena Massacará, localizada no município de Euclides da Cunha. Até o final da tarde desta terça, serão eleitas quatro jovens que representarão os territórios do Oeste do Estado.


Compõem o encontro interterritiorial do Oeste os territórios de identidade da Bacia do Rio Grande, Bacia do Rio Corrente, Sertão Produtivo, Velho Chico e Bacia do Paramirim. O próximo encontro interterritorial será no município de Seabra, nos dias 24 e 25, e vai reunir os territórios de identidade da Chapada Diamantina, Piemonte Paraguaçu, Piemonte Diamantina, Bacia do Jacuípe e Irecê. A programação completa está disponível no site da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.


Fonte: Secom

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;