BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Governo e Veracel negociam investimentos de R$ 8 bilhões no sul da Bahia

Antes de viajar para a Europa, o governador Rui Costa, acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, teve uma reunião fechada com os Presidentes da Fíbria e da Veracel. Na pauta a construção de uma nova fábrica de celulose no Sul da Bahia, um investimento no montante de R$ 8 bilhões. 

O assunto é tratado a sete chaves, até porque a Veracel, que é controlada pela Fíbria e Stora Enso, já havia anunciado sua duplicação desde 2006 e foi adiando o investimento. Desde então a Stora Enso inaugurou uma planta no Uruguai e a Fibria investiu em numa nova unidade em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. A Bahia perdeu lugar no ranking dos maiores estados produtores de celulose no país.  

 

Mas agora com as novas  condições de mercado e as empresas do setor capitalizadas por conta da alta do dólar e do aumento nas exportações, a Veracel já avalia o novo investimento.  Sobre o assunto, o  portal Bahia Econômica ouviu o diretor executivo da Abaf – Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Wilson Andrade, que confirmou ter havido a reunião, mas disse não ter conhecimento do que foi conversado.

Andrade afirmou, no entanto, que a demanda anual por celulose no mundo é de 1,5 milhão e meio de toneladas, o que significa que há espaço para a construção de uma nova fábrica. Essa nova fábrica, por seu turno, demandará, 100 mil hectares de plantio. “ A perspectiva é de duplicação da base florestal brasileira de 7 milhões para 14 milhões de hectares até 2020, o que significa que a demanda é de uma fábrica do tamanho da Veracel por ano”.

Apesar do anúncio do investimento depender ainda de negociações entre o governo do Estado e a Fíbria as possibilidades são grandes, afinal,  a Licença Ambiental para Ampliação da fábrica da Veracel ainda está em vigor, o que dá ao projeto uma vantagem automática.  

 

Fonte: Bahia Econômica

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;