BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Deputado Bobô pede ações para Projeto de Irrigação Jacuípe

Em depoimento na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Bobô (PCdoB) pediu maior atenção do governo para o Projeto de Irrigação Jacuípe. Localizado em Várzea da Roça, o empreendimento beneficia 14 municípios do Território Bacia do Jacuípe e cidades de outras regiões.

Segundo o parlamentar, o projeto que tem instaladas 110 unidades, com 96 em funcionamento, é essencial para os agricultores familiares de baixa renda. “O impacto socioeconômico nos municípios se expressa na qualidade da mão de obra, na oferta de bens e serviços e na demanda de insumos. Isto tem melhorado a vida da população, além de dinamizar o comércio local. Foram criados aproximadamente 375 empregos diretos e mais de 900 empregos indiretos”, lembrou.

 

O comunista disse que o Distrito de Irrigação, responsável pelo gerenciamento do projeto, encontra-se em dificuldades, com os equipamentos danificados e sucateados. “Pessoas de lá disseram que a maioria dos equipamentos eletrônicos foi roubada. As obras de infraestrutura estão em ruínas, a manutenção não está sendo feita adequadamente, os funcionários foram demitidos e há um processo de negociação das dívidas”, disse. 

 

SENSIBILIDADE DO GOVERNO

 

Bobô frisou que a administração do projeto está sob responsabilidade de uma comissão temporária, formada por produtores. “Ainda assim, a produção está sendo satisfatória. Mesmo com o apoio do governo estadual, as dificuldades econômicas do Estado produziu discussões com a Secretaria da Agricultura sobre a possibilidade um plano de emancipação do Distrito. O governo deve ter sensibilidade e apoiar a manutenção desse projeto, até isto se concretizar”, declarou o deputado, que esteve com várias lideranças locais.

 

Essa posição está em sintonia com o pensamento dos líderes da comissão gestora. “Defendemos uma emancipação programada. No início, o governo garantia parte dos recursos do custeio, o que foi modificado, gerando dificuldades. É preciso uma solução para evitar o colapso do projeto, que foi planejado para mil hectares, mas está em 300, tornando o custo muito alto para as 100 famílias manterem”, diz João Almeida, integrante da comissão.

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;