Cerca de 11 comunidades rurais do município de Itiúba serão contempladas com o Programa">

BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Deputado Bobô garante novas obras do Programa Luz para Todos para Itiúba

Cerca de 11 comunidades rurais do município de Itiúba serão contempladas com o Programa Luz para Todos, do Governo Federal, nesta nova etapa.  Serão mais 100 pessoas beneficiadas com energia elétrica, por meio de um investimento na ordem de R$ 1,9 milhão. 

 

O retorno do Programa ao município é fruto de uma solicitação do deputado Bobô à Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), em resposta às reivindicações da prefeita do município, Cecília Petrina. 

 

Entre as localidades que estão com obras já autorizadas estão Alagadiço Taquari, Capoeira, Maria dos Santos, Piaus, São Bento, Tijuco, Lagoa, Cajueiro, Colonos e Fazenda Pau Branco. 

 

Para o deputado, o Luz para Todos “é um dos programas de políticas públicas mais bem sucedidos do governo.  Um grande vetor de desenvolvimento econômico e social”, afirma. 

 

Em breve serão anunciadas obras de eletrificação para Pindobaçu, Senhor do Bonfim e outros municípios. “Trabalharemos sempre com muita dedicação para que consigamos contribuir para que a universalização do acesso à energia elétrica seja uma realidade no nosso estado”, conclui o deputado.

 

O Programa

 

O Luz para Todos foi lançado em 2003, no governo Lula, após a análise de dados do Censo 2000 do IBGE que apontavam a existência de um contingente de dois milhões de famílias no meio rural brasileiro que vivia sem energia elétrica. Cerca de 90% dessas famílias, com renda inferior a três salários mínimos, estavam abaixo da linha de pobreza.

 

Promover o acesso de famílias residentes em áreas rurais à energia elétrica, de forma gratuita, acabando com a exclusão elétrica no país, através da extensões de rede, implantação de sistemas isolados e realização de ligações domiciliares é o objeto do Programa que tem priorizado os beneficiários do Programa Brasil sem Miséria, escolas rurais, quilombolas, indígenas, assentamentos, ribeirinhos, pequenos agricultores, famílias em reservas extrativistas, afetadas por empreendimentos do setor elétrico e poços de água comunitários.

 

O Luz para Todos é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobras e executado pelas concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural em parceria com os governos estaduais.

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;