BOBÔ

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social

Esporte, trabalho, desenvolvimento e inclusão social | Deputado Estadual Bobo

Para Bobô, governo deve proteger os trabalhadores e ajudar as empresas

As medidas anunciadas pelo governo federal para o enfrentamento das consequências da pandemia do coronavírus sofrem críticas de vários setores. Isso porque, deveriam combater a pandemia do coronavírus, proteger a população e garantir direitos importantes dos trabalhadores. A pressão foi grande e o presidente já revogou o artigo da MP que permitia a suspensão do contrato de trabalho e do salário.

 

Quem também critica é o deputado estadual Bobô (PCdoB). "Essas ações do governo só vão piorar ainda mais a vida de quem mais precisa. Vão na contramão de outros países, por exemplo, que adotam medidas favoráveis aos trabalhadores e às empresas. Tudo para suas economias passarem esse momento difícil", pondera.

 

Segundo a imprensa mundial, os EUA planejam pagar US$ 1.000 aos seus cidadãos para aliviar as consequências da crise. Já o Reino Unido, estenderá o pagamento da licença médica aos trabalhadores e dará apoio econômico para que pequenas empresas concedam licença a seus trabalhadores. Em Portugal, os trabalhadores que precisarem ficar em casa para cuidar de filhos menores de 12 anos receberão dois terços do salário, sendo que uma parte será pago pelo governo. 

"A linha deve ser essa em todos os países: injetar mais dinheiro na economia para ela se fortalecer, protegendo os trabalhadores e ajudando, principalmente, as pequenas e médias empresas. E não como aqui, de apenas cortar direitos. A ação do poder público deve ser de ajudar o País como um todo. A União pode, por exemplo, colocar os bancos públicos (BNDES, Caixa, Banco do Brasil e Banco do Nordeste) para cumprirem seu papel social", defende Bobô.

 

MEDIDAS CONDENADAS

 

Seis entidades do direito do trabalho pulicaram nota conjunta contra as medidas: Associação Juízes para a Democracia (AJD), Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT), Associação Luso-brasileira de Juristas do Trabalho (JUTRA), Associação Americana de Juristas (AAJ), Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT) e Associação Latino-americana de Juízes do Trabalho (ALJT)

 

Segundo o documento, "a opção do governo é mais uma vez penalizar, condenando à miséria e à morte quem depende do trabalho para sobreviver". As entidades exigem a adoção de uma série de medidas que, postas em prática, protegerá a população que não tem como se defender e a classe trabalhadora.

Voltar

Vídeos

Ver todos

Jornal Eletrônico

Ver todos
continuação

Prédio Anexo, gab.202, Nelson David Ribeiro
Tel.: 3115-4039/3115-5485/3115-7126/3115-7153
deputadoboboo@alba.ba.gov.br;